As 6 coisas que precisas de fazer em Caldas da Rainha este Inverno
Agora que o Inverno chegou a equipa da GoCaldas planeou este roteiro para que possas passar um fim-de-semana inesquecível em Caldas da Rainha.
1.Passear na Lagoa de Óbidos
A Lagoa de Óbidos é o local perfeito para uma escapadinha em qualquer altura do ano, no entanto o Inverno é a época perfeita para fazer Birdwatching, a observação de aves. A migração de algumas aves mais raras tem o seu ponto mais alto em pleno Outono / Inverno. Descobre os vários trilhos que existem ao longo da Lagoa de Óbidos e leva o equipamento adequado como binóculos ou protector contra insectos , isto sem esquecer o calçado e agasalho para o frio.
2.Escalar a duna de Salir do Porto
A duna de Salir do Porto já foi considerada uma das maiores da Europa e vai permitir uns bons minutos de plena diversão! Depois de a subires descobre a fantástica vista sobre a baía de São Martinho do Porto. Se tiver bom tempo aproveita para levar uma manta e uma bebida quente, sendo que no final a descida promete ser muito mais acelerada que a subida.
3.Comprar fruta e legumes de época na Praça da Fruta
Esta que é a única praça em Portugal que tem um mercado que abre todos os dias do ano podes efectuar as tuas compras de frescos como fruta ou legumes da época. O mercado é um repositório do que se produz na região. E para além da fruta ou legumes poderás comprar queijos, enchidos ou pão caseiro!
4.Descobrir as estátuas do Parque D. Carlos I
O romântico Parque D. Carlos I é por natureza o sítio idílico da cidade para caminhar, conviver e descobrir arte. O Museu José Malhoa, casa do grande pintor naturalista caldense, e que “doou” ao Parque um conjunto de estátuas que podem ser encontradas um pouco por todo o lado, entre elas uma estátua de Ramalho Ortigão por Leopoldo de Almeida o escultor autor do Padrão dos Descobrimentos em Lisboa!
5.Caminhar no areal da praia da Foz do Arelho
O areal extenso da praia da Foz do Arelho é fantástico para fazer caminhadas! Assim o tempo e a ondulação do mar o permitam, pois se o mar estiver agitado as condições de segurança podem não estar reunidas, mas se assim for podem sempre escolher o lado da Lagoa de Óbidos para o fazer. Mais, no Inverno a praia irá estar com menos gente e assim a caminhada será ainda mais relaxante.
6.Conhecer a Rota Bordaliana
O mestre Rafael Bordalo Pinheiro abriu com o seu irmão em Caldas da Rainha a fábrica de faianças e por aqui desenvolveu a sua vertente ligada à cerâmica. Fruto do seu trabalho em 2015 foi lançada a Rota Bordaliana.
Este é um percurso citadino composto por vinte peças em modo “agigantado” de muitos dos seus trabalhos. O Gato Eriçado o Padre Cura ou o Zé Povinho são algumas das peças que poderás encontrar espalhadas pela cidade.