Tornada e Salir do Porto

O que ver, fazer em Tornada e Salir do Porto

Tornada

Extinta como freguesia após a reforma administrativa de 2013 passou a fazer parte da actual União das Freguesias de Tornada e Salir do Porto. A cinco quilómetros da sede do concelho (Caldas da Rainha), Tornada, tem cerca de 3500 habitantes.

O seu nome na idade média terá sido Cornagaa, e existe informação dos romanos terem passado por aqui. Tornada seria o limite dos coutos de Alcobaça, e foi no reinado de D. João II e D. Leonor que a rainha terá oferecido os terrenos desta localidade ao Hospital Termal que a própria fundara em Caldas da Rainha no ano de 1484.

Se gostas de natureza destacamos o Paul de Tornada onde poderás fazer um circuito e observar a fauna e flora local, ou se gostares de património poderás visitar a igreja matriz do século XVII.

Salir do Porto

Situada no extremo do concelho, Salir do Porto faz fronteira com São Martinho do Porto (município de Alcobaça). Com apenas dez quilómetros quadrados de área e 1000 habitantes a localidade é famosa por ter a maior duna do país com cerca de 50 metros de altura. Dizem que foi nas antigas ruínas da Alfândega artesanal de Salir do Porto que foram construídas as caravelas que os portugueses usaram nos descobrimentos nos reinados de D. Afonso V e D. João II.

No entanto, existem outros pontos de interesse que poderás visitar como o miradouro e as ruínas da antiga capela de Santa Ana, ambas com vistas privilegiadas sobre a baía de São Martinho do Porto.

Paul de Tornada

Paul de Tornada em Caldas da Rainha

O Paul de Tornada é hoje em dia uma Reserva Natural Local. Aqui poderás caminhar e observa a fauna e flora num circuito circular. Tem 45 hectares dos quais 23 estão alagados.

Igreja Matriz de Tornada

Igreja de Tornada em Caldas da Rainha - GoCaldas

A igreja matriz de Tornada foi construída no século VXI / XVII e encontra-se junto à estrada nacional. O seu estilo arquitectónico enquadra-se no Manuelino e Barroco.

Miradouro

Miradouro de Salir do Porto em Caldas da Rainha

O miradouro de Salir do Porto dá-nos uma excelente perspectiva não só sobre a baía de São Martinho do Porto como da área envolvente.

Duna de Salir do Porto

Duna de Salir do Porto em Caldas da Rainha

A duna de Salir do Porto é a maior do país com cerca de 50 metros de altura. No entanto, diz-se que esta já foi a maior duna em toda a Europa.

Capela de Santa Ana

Ruínas da Capela de Santa Ana, Salir do Porto

Hoje em dia a capela de Santa Ana encontra-se muito degradada mas no século XX a povoação de Salir do Porto ainda fazia procissões até ao cima do monte.

Ruínas da Alfândega Artesanal, Salir do Porto

Ruínas da Alfândega Artesanal, Salir do Porto

Foi nestas ruínas à beira da praia de Salir do Porto que foram feitas as caravelas portuguesas utilizadas para os descobrimentos durante os reinados de D. Afonso V e D. João II.

Contactos da União das Freguesias de Tornada e Salir do Porto

Contactos

Estes são os contactos da União de Juntas de Freguesia de Tornada e Sair do Porto:

Encontra Aqui

Visitar Caldas da Rainha
Visitar Caldas da Rainha
Lifestyle Artigos do mundo
Lifestyle Artigos do mundo

Segue-nos