Santo Onofre e Serra do Bouro

O que ver, fazer em Santo Onofre e Serra do Bouro

Santo Onofre

Antiga freguesia urbana de Caldas da Rainha com cerca de 12.500 habitantes. O nome advém de uma figura do Santo Onofre que se encontra na Quinta dos Pinheiros.

O surgimento de Santo Onofre está ligado ao Bairro das Águas Santas, bairro este onde foram descobertas em 1852 nascentes de águas medicinais.  Mais tarde terá sido construído um balneário termal que hoje em dia está desactivado.

A sua origem foi feita através de pessoas humildes que foram construindo as suas habitações nesta zona dando aso ao aparecimento do Bairro da Ponte, Bairro das Morenas e Bairro dos Arneiros.

Aqui neste bairro com grande influência operária encontramos algumas das maiores instituições da cidade como os PIMPÕES ou o ARNEIRENSE.

Serra do Bouro

Com cerca de 700 habitantes a Serra do Bouro era a freguesia menos habitante do município de Caldas da Rainha. Esta zona rural tem o seu limite com a costa Atlântica dispondo de belas vistas e trilhos que podem ser percorridos.

A Serra do Bouro já pertenceu ao município de Óbidos e tem como pontos de interesse a Igreja Matriz com a sua talha dourada e ainda o “Cemitério dos Ingleses”, que pode ser visto no cemitério local e que teve a sua origem no naufrágio do navio SS Romania que naufragou na praia da Foz do Arelho.

 

Santo Onofre: Biblioteca Municipal

Biblioteca Municipal de Caldas da Rainha

Outrora no Parque D. Carlos I a biblioteca municipal pode ser encontrada hoje no Bairro da Ponte (Bairro Além da Ponte) junto à estrada principal que liga a cidade à Foz do Arelho.

Santo Onofre: Teatro da Rainha

Teatro da Rainha em Caldas da Rainha

O Teatro da Rainha é uma companhia de teatro com trinta e cinco anos de actividade. Enquanto as novas infraestruturas ainda não estão finalizadas, podes sempre ver as suas peças na Sala Estúdio do Teatro da Rainha - Rua Vitorino Fróis – junto à Biblioteca Municipal.

Santo Onofre: Centro da Juventude

Centro da Juventude em Caldas da Rainha

O Centro da Juventude em Caldas da Rainha é responsável por um conjunto de actividades para os mais jovens como dança, teatro, concertos, etc.

Serra do Bouro: Igreja Matriz

Igreja Matriz da Serra do Bouro em Caldas da Rainha

A igreja Nossa Senhora dos Mártires tem a sua origem no século XVI e tem algumas características Manuelinas como o seu portal.

Serra do Bouro: Cemitério dos Ingleses

Cemitério dos Ingleses em Serra do Bouro em Caldas da Rainha

O Cemitério dos Ingleses é pode ser encontrado no cemitério local e teve a sua origem no naufrágio do navio SS Romania que naufragou na praia da Foz do Arelho.

Contactos da União de Freguesias

Se precisares de contactar a União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro deves enviar e-mail para: [email protected] ou entrar em contacto via telefone para: 262 979 490.

Encontra Aqui

Visitar Caldas da Rainha
Visitar Caldas da Rainha
Lifestyle Artigos do mundo
Lifestyle Artigos do mundo

Segue-nos