O Hospital Termal em Caldas da Rainha

O motivo da nossa existência

Este é o guia completo para ficares a conhecer tudo sobre o Hospital Termal das Caldas da Rainha.

Iremos dar-te a conhecer e mostrar o que precisas de saber para o poderes visitar:

  • A História e o que ver
  • A morada
  • Horário
  • Onde comprar Bilhetes
  • Onde comer
  • O que trazer
  • Onde dormir
  • O que fazer em Caldas da Rainha
  • Tours com visitas ao Hospital Termal
  • Vídeo sobre o Hospital Termal

Preparados?

O Hospital Termal em Caldas da Rainha, Gocaldas
Hospital Termal em Caldas da Rainha, @Photocracy

Finalmente começa a tua viagem ao Hospital Termal aqui:

Dica 1:
O que ver

Hospital Termal, Caldas da Rainha, Gocaldas, o teu Guia Turístico Local

O que ver no Hospital Termal mais antigo do Mundo

Sejam bem vindos ao que é considerado o Hospital Termal mais antigo do mundo. A data da sua fundação leva-nos à data da fundação das Caldas da Rainha – 1484.

Da vontade e do excelente sentido de oportunidade da Rainha D. Leonor, que segundo a lenda conheceu as águas da cidade por mero acaso quando terá visto pessoas a banharem-se, viria a nascer o Hospital Termal das Caldas da Rainha, no final do século XV.

Rainha benemérita, D. Leonor desde logo percebeu os benefícios curativos das Águas, das quais se diz que a própria usufruiu, e criou uma unidade hospitalar assistencial, a pensar sobretudo nos mais necessitados, unicamente baseada em tratamentos termais.

Daí a sua singularidade, não podemos esquecer-nos que tudo isto aconteceu no final do século XV, já lá vão mais de 500 anos!

Situado no Largo Rainha D. Leonor, entre os caldenses simplesmente “Largo do Termal”, o Hospital Termal foi totalmente remodelado no século XVIII aquando da passagem de D. João V por Caldas da Rainha para uso das águas.

Uma nova fase

O Engenheiro Manuel da Maia, foi o responsável pela obra, ele que seria mais tarde um dos obreiros da reconstrução de Lisboa após o terramoto de 1755.

Mais tarde, na década de 90 do século XIX, o edifício sofreu novas remodelações durante a administração de Rodrigo Berquó, e das quais se destaca ao acréscimo do terceiro piso.

Vem conhecer a unidade hospitalar termal mais antiga do mundo e visita a piscina da rainha, onde D. Leonor se banhava.

A visita ao Hospital Termal é assegurada pelo Museu do Hospital e das Caldas e pode e deve ser conjugada com a visita ao museu mas também ao restante património termal: a Igreja de Nossa Senhora do Pópulo e a Ermida de S. Sebastião.

Algumas curiosidades sobre o Hospital e as suas águas

    • O lugar de Caldas da Rainha começou com 30 habitantes a quem foram concedidas vantagens como a isenção de vários impostos
    • O arquitecto da Igreja Nossa Senhora do Populo foi Mateus Fernandes, responsável pelas capelas imperfeitas do mosteiro da Batalha
    • A Rainha Dona Leonor foi mecenas de Gil Vicente, que apresentou o Auto de São Martinho pela primeira na Igreja Nossa Senhora do Populo
    • O novo edifício do Hospital Termal, mandado construir pelo Rei D. João V foi o arquitecto Manuel da Maia, o responsável pela reconstrução da cidade de Lisboa após o terramoto de 1755
    • Ainda podes visitar a “piscina” onde a Rainha Dona Leonor se banhou
    • Algumas das fontes termais encontram-se por baixo do Hospital Termal
    • A água corre a 37 graus centígrados

Dica 2:
Morada

Hospital Termal, Caldas da Rainha, placa toponímica, Gocaldas, o teu Guia Turístico Local

Onde podes visitar o Hospital Termal

O Hospital Termal das Caldas da Rainha fica em pleno centro histórico da cidade, bem próximo do Parque D. Carlos I e a Praça da Fruta, dois dos locais mais icónicos e visitados.

Coloca no teu GPS a morada: Largo Rainha Dona Leonor, 2500-174 Caldas da Rainha, sendo que podes estacionar o carro perto do mesmo. Se assim quiseres a nossa dica é experimentares o parque de estacionamento da “Parada” que fica entra o Hospital Termal e a Fábrica Bordalo Pinheiro na rua Bordalo Pinheiro. O melhor de tudo: é gratuito!

Se pretenderes podes também estacionar o carro dentro do parque do Centro Cultural e Congressos que fica a dez minutos a pé do monumento. O estacionamento aqui é pago, sendo a primeira hora gratuita.

Dica 3:
Horário

A Rainha Dona Leonor a Fundadora, monumento em homenagem ao V centenário do Hospital Termal, em Caldas da Rainha

Acerta o teu relógio para não te perderes

O Hospital das Caldas da Rainha está aberto de Terça-Feira a Domingo, com os seguintes horários:

  • Terça a Sábado e Feriados: 10h00 às 12h30 e das 14H00 às 17h00
  • Domingos: 9h00 às 12H00
  • Encerra Segunda-Feira

No entanto, aos Domingos aconselhamos um contacto prévio com o Museu do Hospital e das Caldas para assegurar que o mesmo não se encontra encerrado.

Dica 4:
Onde comprar Bilhetes

Museu do Hospital e das Caldas, Caldas da Rainha, Gocaldas, o teu Guia Turístico Local

Onde comprar, os Preços e os Contactos

Para poderes visitar o espaço deverás dirigir-te ao Museu do Hospital e das Caldas pois é por lá que poderás comprar as tuas entradas. Antes de o fazeres deixamos-te aqui a informação do custo dos mesmos!

Preços

Para além de poderes comprar a tua entrada para visitares os espaços do Hospital Termal, também poderás adquirir a entrada no Museu e na Capela de São Sebastião que se encontra no topo da Praça da Fruta.

O valor para entrar no Hospital Termal é de:

  • 1,5€ por pessoa

Contactos

Para poderes obter mais informações sobre o local, história ou como o visitar o melhor é contactar a entidade que gere o espaço – Museu do Hospital e das Caldas:

Dica 5:
Onde comer

Restaurante Pachá - Casa Antero, Balcão, Caldas da Rainha, Gocaldas, o teu Guia Turístico Local

Aqui a Gastronomia e a Enologia andam de mãos dadas

Caldas da Rainha é uma cidade na costa Oeste com trinta mil habitantes a apenas 45 minutos de Lisboa e a dez minutos da praia. Entre o mar e o campo, a cozinha caldense é um misto entre carne, peixe e marisco fresco.

Aqui ficam mais algumas dicas de onde poderás fazer a tua refeição:

Pachá-Casa Antero

Maratona

Afinidades

Dica 6:
Onde Dormir

Caldas da Rainha Hotel Sana Silver Coast Gocaldas

Onde o Sono encontra a paz

Na hora de escolheres a cama onde vais passar a noite terás sempre a opção entre uma versão citadina ou junto à praia em plena vila de Foz do Arelho:

 

Hotel Sana Silver Coast

Casa dos Junqueiros

Hostel4

Dica 7:
O que trazer

Hospital Termal, Caldas da Rainha, Mercado Cria, Gocaldas, o teu Guia Turístico Local

Depende sempre da época mas atenção…

Para além da vontade de conhecer o património termal das Caldas da Rainha a boa disposição é sempre um extra a não descurar!

A cidade goza daquilo a que os caldenses definem como microclima próprio que advém do conjunto montanhoso de Montejunto, e que faz com que seja um clima equilibrado. Então, o nosso Outono e o Inverno não são muito rigorosos, e a Primavera e Verão não são muito quentes. No meio, informamos que o vento ao final da tarde é quase sempre a norma pelo que aconselhamos sempre algo para se agasalhar.

 

Dica 8:
O que fazer em Caldas da Rainha

Praça da Fruta, calçada portuguesa, Gocaldas, o teu Guia Turístico Local

Os mais icónicos lugares da cidade estão aqui

Para além do Hospital Termal das Caldas da Rainha podes visitar o restante “complexo termal” da cidade que passa pela Igreja Nossa Senhora do Populo, a Capela de São Sebastião ou o Parque D. Carlos I.

No entanto, existem outros espaços que esperam pela tua visita! Locais como a Praça da Fruta, conhecida por ser o único mercado de rua que funciona todos os dias do ano em Portugal, a rede de museus, ou a Lagoa de Óbidos.

Lagoa de Óbidos

Igreja N. Sra. do Populo

Parque D. Carlos I

Praça da Fruta

Foz do Arelho

Museu José Malhoa

Tours que podes fazer ao Hospital Termal

A GoCaldas faz tours em Caldas da Rainha! Finalmente poderás visitar todo o património termal da cidade com o Hospital Termal em destaque. Além disso irás conhecer sítios únicos e especiais como a Piscina da Rainha,  o único sítio que remonta à fundação do mesmo.

Então terás a oportunidade de visitar a igreja da Nossa Senhora do Populo, o Céu de Vidro, os Pavilhões do Parque e o romântico Parque D. Carlos I numa tour com duração de duas horas entre várias pausas para descansar e provar os doces característicos das Caldas da Rainha – as Cavacas.

Então se quiseres saberes mais pormenores sobre como reservar ou os preços acede à nossa pagina em baixo.

Caldas Histórica Tours

Programa Visita Guiada da RTP2 sobre o Hospital Termal

A importância do Hospital Termal enquanto o mais antigo do mundo levou à presença do programa da RTP2: Visita Guiada. Vais ter oportunidade de ver a cores o legado que a rainha Dona Leonor nos deixou no ano de 1485. Então carreguem no play e deixem-se levar!

Encontra Aqui

Visitar Caldas da Rainha
Visitar Caldas da Rainha
Lifestyle Artigos do mundo
Lifestyle Artigos do mundo

Segue-nos