O Hospital Termal em Caldas da Rainha

O motivo da nossa existência

Este é o guia completo para ficares a conhecer tudo sobre o Hospital Termal das Caldas da Rainha.

Iremos dar-te a conhecer e mostrar o que precisas de saber para o poderes visitar:

  • A História e o que ver
  • A morada
  • Horário
  • Onde comprar Bilhetes
  • Onde comer
  • O que trazer
  • Onde dormir
  • Top cinco dos lugares a visitar no Hospital Termal
  • Complexo Termal das Caldas da Rainha
  • O que fazer em Caldas da Rainha
  • Tours com visitas ao Hospital Termal
  • Abertura do Hospital Termal
  • Composição das águas termais
  • Vídeo sobre o Hospital Termal

Preparados?

O Hospital Termal em Caldas da Rainha, Gocaldas
Hospital Termal em Caldas da Rainha, @Photocracy

Finalmente começa a tua viagem ao Hospital Termal aqui:

Dica 1:
O que ver

Hospital Termal, Caldas da Rainha, Gocaldas, o teu Guia Turístico Local

Sejam bem vindos ao que é considerado o Hospital Termal mais antigo do mundo. A data da sua fundação leva-nos à data da fundação das Caldas da Rainha – 1484.

Da vontade e do excelente sentido de oportunidade da Rainha D. Leonor, que segundo a lenda conheceu as águas da cidade por mero acaso quando terá visto pessoas a banharem-se, viria a nascer o Hospital Termal das Caldas da Rainha, no final do século XV.

Rainha benemérita, D. Leonor desde logo percebeu os benefícios curativos das Águas, das quais se diz que a própria usufruiu, e criou uma unidade hospitalar assistencial, a pensar sobretudo nos mais necessitados, unicamente baseada em tratamentos termais.

Daí a sua singularidade, não podemos esquecer-nos que tudo isto aconteceu no final do século XV, já lá vão mais de 500 anos!

Situado no Largo Rainha D. Leonor, entre os caldenses simplesmente “Largo do Termal”, o Hospital Termal foi totalmente remodelado no século XVIII aquando da passagem de D. João V por Caldas da Rainha para uso das águas.

Uma nova fase

O Engenheiro Manuel da Maia, foi o responsável pela obra, ele que seria mais tarde um dos obreiros da reconstrução de Lisboa após o terramoto de 1755.

Mais tarde, na década de 90 do século XIX, o edifício sofreu novas remodelações durante a administração de Rodrigo Berquó, e das quais se destaca ao acréscimo do terceiro piso.

Vem conhecer a unidade hospitalar termal mais antiga do mundo e visita a piscina da rainha, onde D. Leonor se banhava.

A visita ao Hospital Termal é assegurada pelo Museu do Hospital e das Caldas e pode e deve ser conjugada com a visita ao museu mas também ao restante património termal: a Igreja de Nossa Senhora do Pópulo e a Ermida de S. Sebastião.

Algumas curiosidades sobre o Hospital e as suas águas

    • O lugar de Caldas da Rainha começou com 30 habitantes a quem foram concedidas vantagens como a isenção de vários impostos
    • O arquitecto da Igreja Nossa Senhora do Populo foi Mateus Fernandes, responsável pelas capelas imperfeitas do mosteiro da Batalha
    • A Rainha Dona Leonor foi mecenas de Gil Vicente, que apresentou o Auto de São Martinho pela primeira na Igreja Nossa Senhora do Populo
    • O novo edifício do Hospital Termal, mandado construir pelo Rei D. João V foi o arquitecto Manuel da Maia, o responsável pela reconstrução da cidade de Lisboa após o terramoto de 1755
    • Ainda podes visitar a “piscina” onde a Rainha Dona Leonor se banhou
    • Algumas das fontes termais encontram-se por baixo do Hospital Termal
    • A água corre a 37 graus centígrados

Dica 2:
Morada

Hospital Termal, Caldas da Rainha, placa toponímica, Gocaldas, o teu Guia Turístico Local

O Hospital Termal das Caldas da Rainha fica em pleno centro histórico da cidade, bem próximo do Parque D. Carlos I e a Praça da Fruta, dois dos locais mais icónicos e visitados.

Coloca no teu GPS a morada: Largo Rainha Dona Leonor, 2500-174 Caldas da Rainha, sendo que podes estacionar o carro perto do mesmo. Se assim quiseres a nossa dica é experimentares o parque de estacionamento da “Parada” que fica entra o Hospital Termal e a Fábrica Bordalo Pinheiro na rua Bordalo Pinheiro. O melhor de tudo: é gratuito!

Se pretenderes podes também estacionar o carro dentro do parque do Centro Cultural e Congressos que fica a dez minutos a pé do monumento. O estacionamento aqui é pago, sendo a primeira hora gratuita.

Dica 3:
Horário

A Rainha Dona Leonor a Fundadora, monumento em homenagem ao V centenário do Hospital Termal, em Caldas da Rainha

O Hospital das Caldas da Rainha está aberto de Terça-Feira a Domingo, com os seguintes horários:

  • Terça a Sábado e Feriados: 10h00 às 12h30 e das 14H00 às 17h00
  • Domingos: 9h00 às 12H00
  • Encerra Segunda-Feira

No entanto, aos Domingos aconselhamos um contacto prévio com o Museu do Hospital e das Caldas para assegurar que o mesmo não se encontra encerrado.

Dica 4:
Onde comprar Bilhetes

Museu do Hospital e das Caldas, Caldas da Rainha, Gocaldas, o teu Guia Turístico Local

Para poderes visitar o espaço deverás dirigir-te ao Museu do Hospital e das Caldas pois é por lá que poderás comprar as tuas entradas. Antes de o fazeres deixamos-te aqui a informação do custo dos mesmos!

Preços

Para além de poderes comprar a tua entrada para visitares os espaços do Hospital Termal, também poderás adquirir a entrada no Museu e na Capela de São Sebastião que se encontra no topo da Praça da Fruta.

O valor para entrar no Hospital Termal é de:

  • 1,5€ por pessoa

Contactos

Para poderes obter mais informações sobre o local, história ou como o visitar o melhor é contactar a entidade que gere o espaço – Museu do Hospital e das Caldas:

Dica 5:
Onde comer

Restaurante Pachá - Casa Antero, Balcão, Caldas da Rainha, Gocaldas, o teu Guia Turístico Local

Caldas da Rainha é uma cidade na costa Oeste com trinta mil habitantes a apenas 45 minutos de Lisboa e a dez minutos da praia. Entre o mar e o campo, a cozinha caldense é um misto entre carne, peixe e marisco fresco.

Aqui ficam mais algumas dicas de onde poderás fazer a tua refeição:

Pachá-Casa Antero

Maratona

Afinidades

Dica 6:
Onde Dormir

Caldas da Rainha Hotel Sana Silver Coast Gocaldas

Na hora de escolheres a cama onde vais passar a noite terás sempre a opção entre uma versão citadina ou junto à praia em plena vila de Foz do Arelho:

 

Hotel Sana Silver Coast

Casa dos Junqueiros

Hostel4

Dica 7:
O que trazer

Hospital Termal, Caldas da Rainha, Mercado Cria, Gocaldas, o teu Guia Turístico Local

Para além da vontade de conhecer o património termal das Caldas da Rainha a boa disposição é sempre um extra a não descurar!

A cidade goza daquilo a que os caldenses definem como microclima próprio que advém do conjunto montanhoso de Montejunto, e que faz com que seja um clima equilibrado. Então, o nosso Outono e o Inverno não são muito rigorosos, e a Primavera e Verão não são muito quentes. No meio, informamos que o vento ao final da tarde é quase sempre a norma pelo que aconselhamos sempre algo para se agasalhar.

 

Dica 8:
Top 5 dos lugares a visitar no Hospital Termal

Um dia com a Zélia Évora em Caldas da Rainha com a GoCaldas no Hospital Termal
Interior do Hospital Termal de Caldas da Rainha

Eis que fica aqui em jeito de conclusão quais os spots que tens de ver dentro do Hospital Termal de Caldas da Rainha. Voltamos a focar um ponto importante: Os bilhetes têm de ser adquiridos obrigatoriamente no Museu do Hospital e das Caldas.

#Spot 1: Salão Nobre

O Salão Nobre situa-se no primeiro andar do edifício principal do complexo termal, e era aqui que todos os 15 de Maio (feriado loca) o administrador do Hospital Termal e o presidente da Câmara Municipal davam o “tiro de partida” para mais uma nova época balnear.

Aqui terás a oportunidade de ver o quadro da rainha D. Leonor pintado no século XVII pelo pintor Domingos Lopes.

 

#Spot 2: Fonte

Após ordenado a construção de um novo Hospital Termal no século XVIII pelo rei D. João V, o mesmo oferece uma fonte de onde se podia beber as águas que corriam das fontes termais.

No século passado em Caldas da Rainha ainda havia água engarrafada com origem nas águas termais. No entanto, hoje é só um exemplo de como haveriam diferentes formas de tratamento baseados nas águas.

 

#Spot 3: Piscina da Rainha

Este é talvez o local mais emblemático do Hospital Termal de Caldas da Rainha. Diz-se que esta piscina é o único espaço que terá sido preservado do edifício original.

Aqui poderás ver as águas termais a correr assim como o desgaste das paredes provocado pelo enxofre. Um sítio sem dúvida diferente carregado com uma atmosfera que nos transporta para a fundação do Hospital Termal.

 

#Spot 4: Piscina de Inalação

Esta piscina como diz o nome servia para outro tipo de tratamentos que não os banhos. Aqui as pessoas juntavam-se à volta da piscina para inalarem os vapores que daí advinham.

#Spot 5: Mata rainha D. Leonor

Com cerca de 17 hectares a mata rainha D. Leonor foi plantada para proteger as fontes de água termal existentes- Hoje em dia é o local ideal para passear ou fazer desporto.

Também conhecida como a “mata encantada” é a casa do estádio do Caldas Sport Club. A entrada na mata é gratuita.

Dica 9:
Complexo Termal de Caldas da Rainha

Céu de Vidro, Parque D. Carlos I, Caldas da Rainha, Gocaldas, o teu Guia Turístico Local
Céu de Vidro, Parque D. Carlos I, Caldas da Rainha, Gocaldas, o teu Guia Turístico Local

#Spot 1: Balneário Novo

Este edifício do século XIX que se encontra do lado esquerdo do Hospital Termal foi construído para dar apoio ao edifício principal. No século XIX a vila das Caldas da Rainha tornou-se num pólo turístico nacional e a afluência às termas cresceu, e com isso a obrigação de construir novas estruturas de apoio.

Esta estrutura não é visitável.

#Spot 2: Céu de Vidro

Frente ao Hospital Termal, o Céu de Vidro será a entrada mais bonita para o Parque D. Carlos I. Outrora este espaço dividia o antigo “casino” e a casa da cultura das Caldas da Rainha.

A sua entrada é gratuita.

#Spot 3: Igreja Nossa Senhora do Populo

A Igreja Nossa Senhora do Populo remonta aos finais do século XV mandada construir pela rainha D. Leonor. Esta era a sua capela privada, e foi aqui que foi apresentada pela primeira vez ao público a peça de Gil Vicente – O Auto de São Martinho.

A entrada neste espaço é gratuita, sendo que deverás respeitar os momentos em que o serviço religioso está a ser prestado.

#Spot 4: Parque D. Carlos I

O Parque D. Carlos I foi desenhado para ser uma de lazer para ser desfrutada por quem estava em período de convalescença dos tratamentos efectuados no Hospital Termal.

Para além de um lago artificial onde hoje em dia continua ser possível alugar pequenas embarcações para poder remar, este parque de estilo romântico apresenta flora de todo o mundo.

Aqui também tens a oportunidade de visitar o Museu José Malhoa, dedicado a este grande mestre pintor naturalista.

#Spot 5: Caza Real

Antigamente era aqui que a nobreza repousava aquando vinham a banhos às termas de Caldas da Rainha. Hoje em dia a Caza Real está transformada em museu, o museu do Hospital e das Caldas.

As entradas para o museu têm um custo de três euros por pessoa. O museu encerra aos Domingos à tarde e às Segundas-Feiras.

Dica 10:
O que fazer em Caldas da Rainha

Praça da Fruta, calçada portuguesa, Gocaldas, o teu Guia Turístico Local

Para além do Hospital Termal das Caldas da Rainha podes visitar o restante “complexo termal” da cidade que passa pela Igreja Nossa Senhora do Populo, a Capela de São Sebastião ou o Parque D. Carlos I.

No entanto, existem outros espaços que esperam pela tua visita! Locais como a Praça da Fruta, conhecida por ser o único mercado de rua que funciona todos os dias do ano em Portugal, a rede de museus, ou a Lagoa de Óbidos.

Lagoa de Óbidos

Igreja N. Sra. do Populo

Parque D. Carlos I

Praça da Fruta

Foz do Arelho

Museu José Malhoa

Dica 11:
Abertura do Hospital Termal de Caldas da Rainha

Hospital Termal, Caldas da Rainha, banheiras termais, Gocaldas, o teu Guia Turístico Local
Hospital Termal, Caldas da Rainha, banheiras termais, Gocaldas, o teu Guia Turístico Local

O Hospital Termal de Caldas da Rainha poderá vir a ser uma âncora num novo desenvolvimento da cidade, catapultando áreas como o turismo e outras áreas relacionadas aos serviços.

Neste momento eu que se procura requalificar o complexo termal já é possível marcar consultas e realizar alguns tratamentos no denominado Balneário Novo.

Nesta primeira fase é possível fazer tratamentos ligados à inalação.

De acordo com a Câmara Municipal que é a entidade gestora espera-se que no ano 2022 o complexo termal esteja a funcionar a 100%.

Dica 12:
Composição das águas termais

Hospital Termal de Caldas da Rainha Fonte
Hospital Termal de Caldas da Rainha Fonte

Desde o final do século do XIX que as águas termais das Caldas da Rainha foram muito procuradas por pessoas do povo como pela burguesia e a monarquia.

As águas que correm mais ao menos a 35 graus centígrados faz com que seja um extra a todo este movimento.

Características das águas termais das Caldas da Rainha:

Mineralização Total: Hipersalina
Composição Iónica: Sulfúrea, Cloretada Sódica
PH da Água: 6.7

Tours que podes fazer ao Hospital Termal

A GoCaldas faz tours em Caldas da Rainha! Finalmente poderás visitar todo o património termal da cidade com o Hospital Termal em destaque. Além disso irás conhecer sítios únicos e especiais como a Piscina da Rainha,  o único sítio que remonta à fundação do mesmo.

Então terás a oportunidade de visitar a igreja da Nossa Senhora do Populo, o Céu de Vidro, os Pavilhões do Parque e o romântico Parque D. Carlos I numa tour com duração de duas horas entre várias pausas para descansar e provar os doces característicos das Caldas da Rainha – as Cavacas.

Então se quiseres saberes mais pormenores sobre como reservar ou os preços acede à nossa pagina em baixo.

Caldas Histórica Tours

Programa Visita Guiada da RTP2 sobre o Hospital Termal

A importância do Hospital Termal enquanto o mais antigo do mundo levou à presença do programa da RTP2: Visita Guiada. Vais ter oportunidade de ver a cores o legado que a rainha Dona Leonor nos deixou no ano de 1485. Então carreguem no play e deixem-se levar!

Encontra Aqui

Caldas da Rainha - O Guia Turístico da Cidade | gocaldas.com
Caldas da Rainha - O Guia Turístico da Cidade | gocaldas.com
GoCaldas Caldas da Rainha - O Guia Turístico da Cidade Gratuito em Caldas da Rainha
GoCaldas Caldas da Rainha - O Guia Turístico da Cidade Gratuito em Caldas da Rainha

Segue-nos