Um Dia dos Namorados por Caldas da Rainha e os seus Tesouros
Aproveita e vive o teu Dia dos Namorados por Caldas da Rainha, fazendo um programa repleto de emoções e experiências que não irás esquecer rapidamente.
Podes optar por marcar uma visita guiada com #GO, e nós iremos fazer tudo para conheceres melhor esta cidade que possui nada mais nada menos que 500 anos ligados ao termalismo e à arte do “bem receber”.
Entre visitas guiadas generalistas que te vão permitir conhecer os sítios que os caldenses (ou “águas mornas) percorrem no seu dia a dia, como a Praça da Fruta, que é o único mercado a céu aberto que funciona os 365 dias do ano em Portugal até ao Hospital Termal mais antigo do Mundo!
Se procuras algo mais específico temos outras visitas guiadas como a Caldas Industrial onde poderás ver uma fábrica de cerâmica em pleno funcionamento, passando por todas as etapas do ciclo do produto como a pintura…
Mas se não for esta a tua ideia, podes sempre partir à descoberta, tomando a iniciativa e as rédeas do destino por terras de Rainha Dona Leonor. Aqui ficam algumas dicas como poderás passar o teu inesquecível dia entre o que poderás fazer e o que deverás visitar…
Dicas para visitar os pontos principais da cidade
Começa o dia pela Praça da Fruta, um dos ícones da cidade, mas tem cuidado com as horas porque o mercado só funciona até às 15h (sendo que os vendedores por norma começam a arrumar mais cedo). Depois desce a rua da Liberdade direito ao Parque D. Carlos I. Chegando ao parque, percorre as largas avenidas do mesmo e entra no Museu José Malhoa, aqui encontras a obra mais emblemática de Bordalo Pinheiro – A Paixão de Cristo.
Após o Museu José Malhoa, passa pelos Pavilhões do Parque, outro ícone da cidade, que apesar da sua degradação continua imponente afrontando o lago do parque todos os dias. O Céu de Vidro fica logo ao lado, se estiver aberto entra, e observa os dragões de ferro forjado que sustentam a luz.
Ao saíres do Céu de Vidro, descobres o Hospital Termal das Caldas da Rainha, também ele imponente, à espera da tua visita. Este é considerado o 1º Hospital Termal do mundo e foi fundado em 1484. A consideração deriva de ter sido o 1º a utilizar a água como tratamento aliado à presença permanente de um médico.
Ficam a faltar as visitas à Igreja Nossa Senhora do Pópulo (logo por trás do Hospital Termal) a loja Bordalo Pinheiro, e os restantes museus que podes encontrar aqui.
Pelas areias do oeste…
Depois do almoço, convidamos-te a conhecer a Foz do Arelho. Esta pacata vila costeira fica a menos de 10km das Caldas e tem para oferecer uma beleza ímpar como a Lagoa de Óbidos que é considerada o sistema lagunar costeiro mais extenso da costa Portuguesa, e o postal de entrada para a tua visita.
Poderás deixar o carro à beira da lagoa e assim dares um passeio a pé, seguindo o trilho que liga a Lagoa de Óbidos à praia. É claro que aconselhamos que o faças, não só pela paisagem que é deslumbrante como ficarás a conhecer o Penedo Furado, o velho cais e observar os barcos ancorados ao longo da lagoa.
Chegando a noite, podes escolher entre o marisco ou o peixe fresco num dos restaurantes da vila ou retornares à cidade, optando por algo mais moderno ou tradicional (encontra sugestões aqui!).
Podes sempre acabar a tua noite a assistir a um concerto no Centro Cultural e Congressos de Caldas da Rainha.
Esperamos que tenhas gostado das nossas dicas, e sempre que precisares estamos aqui para te dar a conhecer o melhor que os caldenses têm para oferecer, tornando assim “única” a tua experiência!