Dia dos Namorados por Caldas da Rainha

Um dia diferente e inesquecível...
Dia dos Namorados por Caldas da Rainha, jardins do Museu da Cerâmica, Caldas da Rainha
Dia dos Namorados por Caldas da Rainha, jardins do Museu da Cerâmica, Caldas da Rainha

Um Dia dos Namorados por Caldas da Rainha e os seus Tesouros

Aproveita e vive o teu Dia dos Namorados por Caldas da Rainha, fazendo um programa repleto de emoções e experiências que não irás esquecer rapidamente.

Podes optar por marcar uma visita guiada com #GO, e nós iremos fazer tudo para conheceres melhor esta cidade que possui nada mais nada menos que 500 anos ligados ao termalismo e à arte do “bem receber”.

Entre visitas guiadas generalistas que te vão permitir conhecer os sítios que os caldenses (ou “águas mornas) percorrem no seu dia a dia, como a Praça da Fruta, que é o único mercado a céu aberto que funciona os 365 dias do ano em Portugal até ao Hospital Termal mais antigo do Mundo!

Se procuras algo mais específico temos outras visitas guiadas como a Caldas Industrial onde poderás ver uma fábrica de cerâmica em pleno funcionamento, passando por todas as etapas do ciclo do produto como a pintura…

Mas se não for esta a tua ideia, podes sempre partir à descoberta, tomando a iniciativa e as rédeas do destino por terras de Rainha Dona Leonor. Aqui ficam algumas dicas como poderás passar o teu inesquecível dia entre o que poderás fazer e o que deverás visitar…

Dia dos Namorados por Caldas da Rainha, Céu de Vidro, em Caldas da Rainha
Dia dos Namorados por Caldas da Rainha, Céu de Vidro, em Caldas da Rainha

Dicas para visitar os pontos principais da cidade

Começa o dia pela Praça da Fruta, um dos ícones da cidade, mas tem cuidado com as horas porque o mercado só funciona até às 15h (sendo que os vendedores por norma começam a arrumar mais cedo). Depois desce a rua da Liberdade direito ao Parque D. Carlos I. Chegando ao parque, percorre as largas avenidas do mesmo e entra no Museu José Malhoa, aqui encontras a obra mais emblemática de Bordalo Pinheiro – A Paixão de Cristo.

Após o Museu José Malhoa, passa pelos Pavilhões do Parque, outro ícone da cidade, que apesar da sua degradação continua imponente afrontando o lago do parque todos os dias. O Céu de Vidro fica logo ao lado, se estiver aberto entra, e observa os dragões de ferro forjado que sustentam a luz.

Ao saíres do Céu de Vidro, descobres o Hospital Termal das Caldas da Rainha, também ele imponente, à espera da tua visita. Este é considerado o 1º Hospital Termal do mundo e foi fundado em 1484. A consideração deriva de ter sido o 1º a utilizar a água como tratamento aliado à presença permanente de um médico.

Ficam a faltar as visitas à Igreja Nossa Senhora do Pópulo (logo por trás do Hospital Termal) a loja Bordalo Pinheiro, e os restantes museus que podes encontrar aqui.

Pelas areias do oeste…

Depois do almoço, convidamos-te a conhecer a Foz do Arelho. Esta pacata vila costeira fica a menos de 10km das Caldas e tem para oferecer uma beleza ímpar como a Lagoa de Óbidos que é considerada o sistema lagunar costeiro mais extenso da costa Portuguesa, e o postal de entrada para a tua visita.

Poderás deixar o carro à beira da lagoa e assim dares um passeio a pé, seguindo o trilho que liga a Lagoa de Óbidos à praia. É claro que aconselhamos que o faças, não só pela paisagem que é deslumbrante como ficarás a conhecer o Penedo Furado, o velho cais e observar os barcos ancorados ao longo da lagoa.

Chegando a noite, podes escolher entre o marisco ou o peixe fresco num dos restaurantes da vila ou retornares à cidade, optando por algo mais moderno ou tradicional (encontra sugestões aqui!).

Podes sempre acabar a tua noite a assistir a um concerto no Centro Cultural e Congressos de Caldas da Rainha.

Esperamos que tenhas gostado das nossas dicas, e sempre que precisares estamos aqui para te dar a conhecer o melhor que os caldenses têm para oferecer, tornando assim “única” a tua experiência!

Dia dos Namorados por Caldas da Rainha, praia Foz do Arelho, Caldas da Rainha
Dia dos Namorados por Caldas da Rainha, praia Foz do Arelho, Caldas da Rainha

Encontra Aqui

Segue-nos