De acordo com divulgação no site da organização Caldas da Rainha é a casa do World Press Cartoon em 2017. Depois de um ano de interregno a World Press Cartoon (WPC), salão português de desenho de humor na imprensa, prepara-se para apresentar mais uma edição deste evento ligado à caricatura.
Caldas da Rainha é a casa do World Press Cartoon em 2017
Nessa mesma comunicação, informa a organização que o evento irá continuar a decorrer anualmente na cidade de Caldas da Rainha.
Ao que parece o município, irá apoiar financeiramente o evento, vendo o mesmo como uma oportunidade de se afirmar cada vez mais como uma cidade virada para o caricaturismo, tendo como sua principal referência a obra de Rafael Bordalo Pinheiro, mestre que passou pela cidade como director técnico e artístico na Fábrica de Faianças inaugurada em 1884 nas Caldas da Rainha.
O World Press Cartoon (WPC) foi realizado pela primeira vez decorria o ano de 2005, e os prémios foram atribuídos no Centro Cultural Olga Cadaval, Sintra.
No arquivo da RTP consta que os prémios foram entregues por Marcelo Rebelo de Sousa, e pelos actores Raul Solnado, Maria do Céu Guerra e António Feio, e dos jornalistas Vicente Jorge Silva, Ana Sousa Dias, Ramon Font e Peter Wise. O Grande Prémio foi entregue pelo Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Fernando Seara.
Naquele que já é considerada como um dos maiores certames da caricatura mundial, o World Press Cartoon (WPC) distingue os participantes com prémios em 4 categorias:
– Editorial
– Caricatura
– Humor
– Grand Prix
Na primeira edição foram premiados artistas dos “4 cantos do mundo”, ou seja, desde o Reino Unido, Itália, Polónia passando pela Argentina.
Em 2015 numa cerimonia em Cascais a organização entregou o Grande Prémio ao português André Carrilho, que ganhou o prémio depois apresentar um trabalho sobre o vírus ébola.
Em junho de 2017 como diz o titulo é a vez da cidade das Águas Mornas receber este evento.