O que ver, fazer em Nossa Sª do Pópulo, Coto e São Gregório
Nossa Senhora do Populo
Com mais de 16000 mil habitantes é o maior núcleo populacional do município de Caldas da Rainha. Foi aqui que a história da cidade se começou a escrever com a fundação do Hospital Termal e a capela com o nome de Nossa Senhora do Populo.
É aqui também que se podem visitar outros espaços icónicos como a Praça da Fruta, o Parque D. Carlos I, as capelas de São Sebastião e Espírito Santo e os museus José Malhoa, do Hospital e das Caldas e o museu do Ciclismo, ou o Jardim de Água do grande mestre Ferreira da Silva como o grande palco de Caldas da Rainha – o Centro Cultural e Congressos.
Coto
A localidade fica a apenas quatro quilómetros do concelho de Caldas da Rainha e tem cerca de 1500 habitantes. A sua origem remonta pelo menos ao século XIV. Destacamos a capela de São Jacinto do século XVIII e a Igreja Paroquial da Nossa Senhora dos Anjos que remonta ao século XVII.
São Gregório
Uma das localidades com menos habitantes – 1000, São Gregório destaca-se por ser uma zona de grande influência rural que até 1985 tinha o nome de São Gregório de Fanadia. Destacamos a Capela de São Gregório de Fanadia.
Igreja N. Sra. do Populo
A Igreja Nossa Senhora do Populo data à fundação do próprio Hospital Termal de Caldas da Rainha - ano de 1484.
A sua arquitectura mistura-se entre o Gótico e o Manuelino, sendo que este último estilo ainda estaria no seu princípio aquando a construção da mesma.
Hospital Termal
Este é aquele a quem os especialistas apontam como sendo provável o primeiro Hospital Termal do mundo. Não por causa dos banhos, mas sim pela conjugação do tratamento pelas águas e acompanhamento médico.
Parque D. Carlos I
Atrevemo-nos a dizer que este parque romântico é um dos mais belos do país. Com um lago artificial onde podes andar de barco, com um museu naturalistas e dezenas de estátuas fazem deste um excelente local para passear só, acompanhado ou em família.
Praça da Fruta
Este é o único mercado a "céu aberto" em Portugal que está aberto todos os dias do ano. Com uma calçada típica portuguesa este lugar vibrante oferece-nos o que de melhor se produz no Oeste.
Aqui encontras desde a fruta ou vegetais frescos, como pão, queijo, chouriços e doçaria tradicional.
Museu José Malhoa
Esta é a casa de um dos grandes pintores portugueses - José Malhoa, mas também a casa do maior trabalho em cerâmica feito pelo mestre Bordalo Pinheiro - A Paixão de Cristo.
Museu do Hospital
Este museu destaca-se pela sua colecção alusiva ao Hospital Termal onde podes observar alguns painéis de azulejos, quadros ou o Livro do Compromisso.
Museu do Ciclismo
O Museu do Ciclismo em Caldas da Rainha tem uma vasta coleção de material alusivo à prática do desporto assim como uma outra sala onde costuma fazer exposições temporárias.
CCC
Este é o grande palco da cidade e um dos melhores do Oeste. Desde música ao teatro passando pela dança e pela comédia, o espaço ainda possui um espaço para exposições e um restaurante / bar.
Jardim de Água
Talvez a maior obra urbana de cerâmica, azulejos e ferro em Portugal. O Jardim de Água é uma obra do mestre Ferreira da Silva.
Coto – Igreja Paroquial
Esta igreja remonta ao século XVII.
São Gregório – Capela
À entrada da localidade está situada a capela de São Gregório de Fanadia.
Contactos
Se quiseres entrar em contacto com a União de Freguesias da Nossa Sª do Pópulo, Coto e São Gregório aqui ficam os contactos, e-mail:[email protected] ou através do telefone: 262832729.