Visitar Caldas da Rainha

Descobre os Nossos Tesouros!

Visitar Caldas da Rainha - Museu do Hospital e das Caldas, Caldas da Rainha, fonte, Gocaldas, o teu Guia Turístico Local
Visitar Caldas da Rainha – Museu do Hospital e das Caldas, Gocaldas, o teu Guia Turístico Local

Visitar Caldas da Rainha – A continuação

Proposta para dois dias nas Caldas

Pela Manhã do 2º Dia

Museu do Hospital e das Caldas

A história da nossa cidade está ligada ao Hospital Termal e à Rainha D. Leonor, responsável pela edificação da instituição hospital e pela fundação da povoação das Caldas.

Por essa razão, nada melhor que uma visita ao Museu do Hospital e das Caldas que te permitirá teres uma breve introdução à história da nossa terra.

Para além disso, com a visita ao museu podes ainda visitar o Hospital Termal propriamente dito e visitar a Piscina da Rainha, o que aconselhamos vivamente.

Podes também aproveitar para visitar a Igreja de Nossa Senhora do Pópulo, um edifício excecional no interior e no exterior e que se encontra classificado como Monumento Nacional só para que não existam dúvidas da sua importância.

Pela Tarde do 2º Dia

Depois do almoço e em jeito de passeio relaxante podes aproveitar para passear pelo Parque D. Carlos I, sim nós sabemos que já lá estiveste mas nunca é demais lá voltar, e mais do que qualquer outro motivo, no interior do recinto encontras o Museu José Malhoa.

Museu José Malhoa

Neste espaço museológico muito particular, para além poderes contemplar algumas das mais emblemáticas obras do grande José Malhoa, um dos mais célebres caldenses e um dos maiores pintores nacionais, podes ainda encontrar uma importante e significativa coleção de arte, única em Portugal e que contempla não apenas pintura, mas também escultura, desenho ou cerâmica e que fazem do Museu José Malhoa um espaço de referência.

Fábrica de Faianças Bordalo Pinheiro

Na saída mais a norte do Parque D. Carlos I vais encontrar a antiga Fábrica de Faianças Bordalo Pinheiro, antiga porque atualmente a empresa funciona noutro local e as instalações da antiga fábrica são hoje utilizadas como Museu e Loja Bordalo Pinheiro.

Se gostas de Bordalo Pinheiro, este é um local que definitivamente não podes deixar de visitar.

Museu de Cerâmica

Perto da Fábrica do Bordalo Pinheiro existe um museu cuja temática é precisamente a cerâmica das Caldas entre os séculos XV e o século XX e onde estão grandes embaixadores da cerâmica caldense como Manuel Mafra, Elias, Bordalo Pinheiro ou a Secla.

Para além da importância do seu acervo de arte cerâmica o Museu de Cerâmica é também um magnífico exemplar arquitetónico do final do século XIX, que conjugado com o jardim envolvente, fazem deste um espaço excecional para se visitar.

Visitar Caldas da Rainha, Museu da Cerâmica, Caldas da Rainha
Visitar Caldas da Rainha, Museu da Cerâmica, Caldas da Rainha

Centro de Artes

Se ainda tiveres folgo basta atravessares a rua e visitares o Centro de Artes, que tal como o seu nome indica é mais um espaço onde as artes são o convidado principal.

Composto por quatro espaços diferentes, certamente que encontrarás algum que se adequa às tuas preferências. Os espaços que podes visitar no Centro de Artes são o Museu Barata-Feyo, o Atelier-Museu João Fragoso, o Atelier Museu António Duarte, o Espaço Concas e todos eles guardam tesouros muito particulares que não deves deixar de visitar.

Para dois dias pela nossa cidade, esta pode ser uma boa amostra do que podes fazer. Muito mais haveria para visitar e para conhecer. Vamos guardar alguns trunfos na manga para que quando regressares às Caldas entres em contacto com a GoCaldas e possas conhecer mais e melhor outros tesouros da nossa maravilhosa cidade.

Visitar Caldas da Rainha, Museu Leopoldo de Almeida, Caldas da Rainha, Centro de Artes, Gocaldas, o teu Guia Turístico Local
Visitar Caldas da Rainha – Museu Leopoldo de Almeida,Centro de Artes, Gocaldas, o teu Guia Turístico Local

Encontra Aqui

Segue-nos