
Dicas para Visitar Caldas da Rainha
Quere dicas para Visitar Caldas da Rainha? Então este é o momento… Acabou de chegar às Caldas da Rainha e descobriu que há muito para ver, muito por onde escolher e não sabe bem por onde começar nem quais são os locais de passagem obrigatórios?
Não nos surpreende que seja esse o seu estado de espírito e estamos aqui para o ajudar a encontrar um “fio condutor” que lhe permita conhecer o melhor das Caldas e ter a melhor experiência possível enquanto estiver por cá.
Tendo em conta que temos vários pontos turísticos, que podem variar consoante os seus interesses, vamos deixar-lhe algumas propostas de como poderá adequar a visita à nossa cidade em função do tempo que pode cá passar, não tendo assim qualquer desculpa para não aproveitar da melhor forma.
Independentemente do tempo e do que procura há locais por onde a passagem é obrigatória, e poderá sempre optar por fazer uma tour nas Caldas da Rainha connosco!
Proposta para meio-dia nas Caldas
Esta é uma proposta ideal para aqueles que só podem vir às Caldas fazer uma visita de médico, e que ainda assim procuram tirar o melhor partido das poucas horas que aqui vão estar.
Uma versão soft … mas a correr da nossa cidade!
Praça da Fruta
A Praça da Fruta é um dos ex-libris da nossa terra e aqui pode encontrar o mercado a céu aberto, que funciona diariamente desde o século XVIII, e onde pode comprar legumes frescos, pão caseiro ou queijos e enchidos produzidos localmente e com a melhor qualidade.
Todos os dias, inclusive aos domingos, das 07h00 da manhã até às 14h30 o mercado está à sua espera.
Para além do mercado há ainda uma panóplia de lojas e serviços tais como lojas de moda, bancos, ourivesarias mas também sítios onde pode descansar as pernas e beber algo para se refrescar.
Não deixe de apreciar os apontamentos artísticos e históricos que a Praça da Fruta tem para te mostrar.

Rua das Montras
A Rua da Montras é também um local importante na nossa terra sendo a rua mais conhecida e uma das mais movimentada da cidade e que, tal como o nome pela qual a conhecemos faz subentender, montras e lojas é o que podes encontrar em quantidade e em qualidade.
Há ainda alguns pormenores históricos e patrimoniais que não deves deixar de ter em atenção na Rua da Montras. Como o friso de rãs em cerâmica na papelaria ou busto de Bordallo Pinheiro num dos edifícios da rua.
Rua de Camões
A Rua de Camões é o local ideal para comprar um souvenir para levar como recordação da sua passagem pela cidade. Desde a tradicional loiça das Caldas, com todas as suas vertentes, passando pelas cavacas, os beijinhos ou as trouxas-de-ovos, aqui há de tudo isso e em quantidade e qualidade.
Além disso há os sempre interessantes e imperdíveis apontamentos históricos bem como a vizinhança do sempre apetecível e convidativo Parque D. Carlos I, já para não falar no facto de nas extremidades da rua ter o Hospital Termal e a “Rainha”.
São muitos e bons os motivos para não deixar de passar pela Rua de Camões.
Parque D. Carlos I
Depois de deambular pelas referidas e sugeridas ruas nada melhor que dar um breve passeio pelo pulmão da nossa cidade e disfrutar da natureza, dos espaços verdes, da companhia dos animais que por lá habitam e, se estiver com vontade, até pode andar de barco no lago (apenas disponível na primavera ou verão).
Para além disso há todo um vasto catálogo de apontamentos como o museu José Malhoa que não deve deixar de ter em atenção ao visitar o Parque D. Carlos I.
Para uma manhã, não pode dizer que não é um programa e pêras!

O teu guia para Visitar Caldas da Rainha
Proposta para um dia nas Caldas
Se está a fazer conta de visitar a nossa cidade e pensas passar por cá um dia inteiro, há várias hipóteses de ocupar o seu dia e ter uma noção do que as Caldas têm para te oferecer e quem sabe voltar a fazer-nos uma visita e poder conhecer outros pontos de interesse.
Uma versão mais detalhada … mas ainda assim a correr!
Pela Manhã
Rua Heróis da Grande Guerra
Uma das mais emblemáticas, longas e movimentadas ruas da nossa cidade e que não deixa ninguém indiferente, a Rua Heróis da Grande Guerra é vida, é reboliço, é confusão e é certamente um bom cartão-de-visita da nossa cidade.
Focada sobretudo no comércio, do mais variado possível, é também um importante eixo já que divide parte da cidade ao meio ao mesmo tempo que atravessa o centro da cidade.

Rua das Montras
Tal como referido na primeira proposta, a Rua da Montras é também um local importante na nossa terra sendo a rua mais conhecida e uma das mais movimentadas da cidade e que, tal como o nome pela qual a conhecemos faz subentender: montras e lojas
Praça da Fruta
Não querendo tornar-nos repetitivos, de facto a Praça da Fruta é um dos ex-libris da nossa terra e aqui pode encontrar o mercado a céu aberto que funciona diariamente desde o século XVIII. Aqui pode comprar legumes frescos, pão caseiro ou queijos e enchidos produzidos localmente e com a melhor qualidade.
Todos os dias, inclusive aos domingos, das 07h00 da manhã até às 14h30 o mercado está à sua espera.
Para além do mercado há ainda uma panóplia de lojas e serviços tais como lojas de moda, bancos, ourivesarias e também sítios onde poderá descansar as pernas e beber algo para se refrescar.
Não deixe de apreciar os apontamentos artísticos e históricos que a Praça da Fruta tem para lhe mostrar, nomeadamente os azulejos “verde das Caldas” presentes na fachada da antiga “Padaria Taboense”, originais da fábrica Bordallo Pinheiro, e hoje poucos dos que resistem pela cidade.
Rua de Camões
E como não há duas sem três, referimos novamente a Rua de Camões onde comprar um souvenir para levar como recordação da sua passagem pela cidade é obrigatório. Desde a tradicional loiça das Caldas, com todas as suas vertentes, passando pelas cavacas, os beijinhos ou as trouxas-de-ovos, aqui há de tudo isso e em quantidade e qualidade.
Além disso há os sempre interessantes e imperdíveis apontamentos históricos bem como a vizinhança do sempre apetecível e convidativo Parque D. Carlos I, já para não falar no facto de nas extremidades da rua ter o Hospital Termal e a “Rainha”.
São muitos e bons os motivos para não deixar de passar pela Rua de Camões.

Pela tarde
E como a nossa cidade é mais do que um “centro comercial a céu aberto” e é rica em história e estórias às quais se junta variados elementos artísticos e patrimoniais, para a parte da tarde sugerimos um visita mais focada no nosso património cultural, arquitetónico, paisagístico, museológico e histórico.
Como forma de digerires o melhor possível o seu magnífico almoço, nada melhor que um percurso pedonal pela cidade.
Rota Bordaliana
E como não faltam nas Caldas da Rainha motivos de interesse espalhados pela cidade, sugerimos que percorra o circuito da Rota Bordaliana que o acompanha pela cidade, apresentando algumas réplicas em modelos gigantes de peças de Bordalo Pinheiro, ao mesmo tempo que ajuda a descobrir alguns pormenores da passagem do mestre pela nossa cidade … e são vários os detalhes!

Parque D. Carlos I
Aproveitando o percurso da rota alusiva a Bordalo Pinheiro, a qual “obrigará” a passar pelo interior do pulmão da nossa cidade, aproveite para disfrutar da natureza, dos espaços verdes, da companhia dos animais que por lá habitam e se estiver com vontade até pode andar de barco no lago (apenas disponível na primavera ou verão).
Para além disso há todo um vasto catálogo de apontamentos históricos e patrimoniais que não deve deixar de ter em atenção ao visitares o Parque D. Carlos I como o museu José Malhoa, o primeiro edifício em Portugal desenhado para se tornar num espaço museológico.
Foz do Arelho
E porque na nossa terra a beleza da natureza é a perder de vista, depois de um passeio no parque nada melhor que uma visita à vila da Foz do Arelho onde para além da praia e dos espaços comerciais habituais junto desta, pode ainda passear e percorrer a única e absolutamente majestosa Lagoa de Óbidos e conhecer a sua fauna e flora.
Se achar que já se faz tarde, pode sempre aproveitar para jantar pela Foz do Arelho, a oferta á diversificada e certamente sairás satisfeito seja qual for a sua escolha.

Pela Noite
Depois do jantar ainda há tempo para mais uma volta e para conhecer alguma da dinâmica noturna da cidade.
Se optaste por jantar na Foz do Arelho, há sempre a oferta dos bares locais para ocupar o seu serão. Caso procure algo diferente, pode encontrar nas Caldas da Rainha algumas opções que melhor podem servir as tuas ambições.
Não deixando de ter em atenção a Agenda da GoCaldas, onde pode encontrar o evento perfeito para a sua noite, ou caso nada do que está em agenda vá de encontro aos seus interesses, há sempre animação e locais para passar um bom serão.
CCC
O CCC – Centro Cultural e Congressos é o local onde pode encontrar todo o tipo de oferta cultural, desde exposições, teatro, concertos ou qualquer outro tipo de manifestação cultural.
Praça 5 de Outubro
A Praça 5 de Outubro é o local ideal se procura convívio com as gerações mais novas, sendo o local por natureza onde mais gente se concentra nas noites das Caldas da Rainha.

Visitar Caldas da Rainha em dois passos
Proposta para dois dias nas Caldas
Se esta a pensar passar mais do que um dia nas Caldas, deixamos-lhe um guia mais alongado para que possa aproveitar o segundo dia o melhor possível, sugerindo que aproveite, para o primeiro dia, a nossa proposta para um dia nas Caldas!
Muito mais detalhada e muito mais enriquecedora … vai uma aposta?
Manhã do 1º dia
Rua Heróis da Grande Guerra
Uma das mais emblemáticas, longas e movimentadas ruas da nossa cidade e que não deixa ninguém indiferente, a Rua Heróis da Grande Guerra é vida, é reboliço, é confusão e é certamente um bom cartão-de-visita da nossa cidade.
Focada sobretudo no comércio, do mais variado possível, é também um importante eixo já que divide parte da cidade ao meio ao mesmo tempo que atravessa o centro da cidade.
Ao passar por lá vais certamente ter a oportunidade de constatar o que acabamos de escrever e vai também poder verificar que há também excelentes apontamentos históricos e patrimoniais neste importante artéria da nossa cidade que é a Rua Heróis da Grande Guerra.
Rua das Montras
Tal como referido na primeira proposta a Rua da Montras é também um local importante na nossa terra sendo a rua mais conhecida e uma das mais movimentada da cidade e que tal como o nome pela qual a conhecemos faz subentender, montas e lojas é o que pode encontrar em quantidade e qualidade.
Há ainda alguns pormenores históricos e patrimoniais que não deve deixar de ter em atenção na Rua da Montras.
Praça da Fruta
Não querendo tornar-nos repetitivos, de facto a Praça da Fruta é um dos ex-libris da nossa terra e aqui pode encontrar o mercado a céu aberto que funciona diariamente desde o século XVIII. Aqui podes comprar legumes frescos, pão caseiro ou queijos e enchidos produzidos localmente e com a melhor qualidade.
Todos os dias, inclusive aos domingos, das 07h00 da manhã até às 14h30 o mercado está à sua espera.
Para além do mercado há ainda uma panóplia de lojas e serviços tais como lojas de moda, bancos, ourivesarias e também sítios onde pode descansar as pernas e beber algo para se refrescares.
Não deixe de apreciar os apontamentos artísticos e históricos que a Praça da Fruta tem para lhe mostrar.

Rua de Camões
E como não há duas sem três, referimos novamente a Rua de Camões onde comprar um souvenir para levar como recordação da sua passagem pela cidade é obrigatório. Desde a tradicional loiça das Caldas, com todas as suas vertentes, passando pelas cavacas, os beijinhos ou as trouxas-de-ovos, aqui há de tudo isso e em quantidade e qualidade.
Além disso há os sempre interessantes e imperdíveis apontamentos históricos bem como a vizinhança do sempre apetecível e convidativo Parque D. Carlos I, já para não falar no facto de nas extremidades da rua ter o Hospital Termal e a “Rainha”.
São muitos e bons os motivos para não deixar de passar pela Rua de Camões.
Pela tarde do 1º dia
E como a nossa cidade é mais do que um “centro comercial a céu aberto” e é rica em história e estórias às quais se junta variados elementos artísticos e patrimoniais, para a parte da tarde sugerimos um visita mais focada no nosso património cultural, arquitetónico, paisagístico, museológico e histórico.
Como forma de digerires o melhor possível o seu magnífico almoço, nada melhor que um percurso pedonal pela cidade.
Rota Bordaliana
E como o que não faltam nas Caldas da Rainha são motivos de interesse espalhados pela cidade, sugerimos que percorra o circuito da Rota Bordaliana que acompanha pela cidade, apresentando-te algumas réplicas em modelos gigantes de peças de Bordalo Pinheiro, ao mesmo tempo que ajuda a descobrir alguns pormenores da passagem do mestre pela nossa cidade … e são vários os detalhes!

Parque D. Carlos I
Aproveitando o percurso da rota alusiva a Bordalo Pinheiro, a qual o “obrigará” a passar pelo interior do pulmão da nossa cidade, aproveite para disfrutar da natureza, dos espaços verdes, da companhia dos animais que por lá habitam e se estiver com vontade até pode andar de barco no lago (apenas disponível durante a primavera e verão)
Para além disso há todo um vasto catálogo de apontamentos históricos e patrimoniais que não deve deixar de ter em atenção ao visitar o Parque D. Carlos I.
Foz do Arelho
E porque na nossa terra a beleza da natureza é a perder de vista, depois de um passeio no parque nada melhor que uma visita à vila da Foz do Arelho onde para além da praia e dos espaços comerciais habituais junto desta, pode ainda passear e percorrer a única e absolutamente majestosa Lagoa de Óbidos e a sua fauna e flora únicas.
Se achar que já se faz tarde, pode sempre aproveitar para jantar pela Foz do Arelho, a oferta á diversificada e certamente sairá satisfeito seja qual for a sua escolha.
Pela Noite do 1º dia
Depois do jantar ainda há tempo para mais uma volta e para conhecer alguma da dinâmica noturna da cidade.
Se optou por jantar na Foz do Arelho, há sempre a oferta dos bares locais para ocupar o seu serão.
Caso procure algo diferente pode encontrar nas Caldas da Rainha algumas opções que melhor podem servir as suas ambições.
Não deixando de ter em atenção a Agenda da GoCaldas, onde pode encontrar o serão perfeito para a sua noite, ou caso nada do que está em agenda vá de encontro aos seus interesses há sempre animação e locais para passar um bom serão.
CCC
O CCC – Centro Cultural e Congressos é o local onde pode encontrar todo o tipo de oferta cultural, desde exposições, teatro, concertos ou qualquer outro tipo de manifestação cultural.
Praça 5 de Outubro
A Praça 5 de Outubro é o local ideal se procura convívio com as gerações mais novas, sendo o local por natureza onde mais gente se concentra nas noites das Caldas da Rainha.

Visitar Caldas da Rainha – A continuação
Proposta para dois dias nas Caldas
Pela Manhã do 2º Dia
Museu do Hospital e das Caldas
A história da nossa cidade está ligada ao Hospital Termal e à Rainha D. Leonor, responsável pela edificação da instituição hospital e pela fundação da povoação das Caldas.
Por essa razão, nada melhor que uma visita ao Museu do Hospital e das Caldas que lhe permitirá ter uma breve introdução à história da nossa terra.
Para além disso, com a visita ao museu pode ainda visitar o Hospital Termal propriamente dito e visitar a Piscina da Rainha, o que aconselhamos vivamente.
Pode também aproveitar para visitar a Igreja de Nossa Senhora do Pópulo, um edifício excecional no interior e no exterior e que se encontra classificado como Monumento Nacional só para que não existam dúvidas da sua importância.
Pela Tarde do 2º Dia
Depois do almoço e em jeito de passeio relaxante pode aproveitar para passear pelo Parque D. Carlos I, sim nós sabemos que já lá esteve mas nunca é demais lá voltar, e mais do que qualquer outro motivo, no interior do recinto encontra o Museu José Malhoa.
Museu José Malhoa
Neste espaço museológico muito particular, para além poder contemplar algumas das mais emblemáticas obras do grande José Malhoa, um dos mais célebres caldenses e um dos maiores pintores nacionais, pode ainda encontrar uma importante e significativa coleção de arte, única em Portugal e que contempla não apenas pintura, mas também escultura, desenho ou cerâmica e que fazem do Museu José Malhoa um espaço de referência nacional.
Fábrica de Faianças Bordalo Pinheiro
Na saída mais a norte do Parque D. Carlos I vai encontrar a antiga Fábrica de Faianças Bordalo Pinheiro, antiga porque atualmente a empresa funciona noutro local e as instalações da antiga fábrica são hoje utilizadas como Museu e Loja Bordalo Pinheiro.
Se gosta de Bordalo Pinheiro, este é um local que definitivamente não podes deixar de visitar.
Museu de Cerâmica (fechado para obras)
Perto da Fábrica do Bordalo Pinheiro existe um museu cuja temática é precisamente a cerâmica das Caldas entre os séculos XV e o século XX e onde estão grandes embaixadores da cerâmica caldense como Manuel Mafra, Elias, Bordalo Pinheiro ou a Secla (antiga fábrica).
Para além da importância do seu acervo de arte cerâmica o Museu de Cerâmica é também um magnífico exemplar arquitetónico do final do século XIX, que conjugado com o jardim envolvente, fazem deste um espaço excecional para se visitar.

Centro de Artes
Se ainda tiver folgo basta atravessar a rua e visitar o Centro de Artes, que tal como o seu nome indica é mais um espaço onde as artes são o convidado principal.
Composto por quatro espaços diferentes, certamente que encontrará algum que se adequa às tuas preferências. Os espaços que podes visitar no Centro de Artes são o Museu Barata-Feyo, o Atelier-Museu João Fragoso, o Atelier Museu António Duarte, o Espaço Concas e todos eles guardam tesouros muito particulares que não deve deixar de visitar.
Para dois dias pela nossa cidade, esta pode ser uma boa amostra do que pode fazer. Muito mais haveria para visitar e para conhecer. Vamos guardar alguns trunfos na manga para que quando regressar às Caldas entre em contacto com a GoCaldas e possa conhecer mais e melhor outros tesouros da nossa maravilhosa cidade.
