Gratuito nas Caldas – Sem Gastares também te divertes!
Gratuito nas Caldas é um guia onde podes encontrar algumas dicas sobre iniciativas, locais e espaços onde a Entrada Livre, quer nas Caldas da Rainha quer na Foz do Arelho.
Atividades diversas, a pensar em diferentes públicos, com um denominador comum, Aqui, não se paga!
Quem te disse que tens de gastar dinheiro para te divertires, nunca veio visitar-nos e por isso lançamos-te o desafio de nos vires visitar com a garantia de te vamos proporcionar uma experiência sem custos e onde o que mais te vais custar é não conseguires fazer tudo de uma vez!
Desde cultura, a atividades físicas, sem esquecer a natureza e a história, nas Caldas há muito para ver sem teres de gastar um cêntimo!
Eventos Anuais
Ao longo do ano a nossa cidade promove variadíssimos eventos, sendo que alguns deles se repetem todos os anos, e adivinha … em alguns desses eventos o bilhete custa … zero, … nicles, … rien, … bola!
E como felizmente o que não falta é variedade no número e na temática desses eventos anuais, dificilmente não vais encontrar algum que não vá ao encontro do que sempre quiseste fazer … e à borliu, à borlix ou à pala!
Assim podemos garantir-te que venhas em que altura do ano vieres, vais certamente encontrar o que fazer e nós deixamos-te aqui algumas dicas para poderes saber quando deves vir até cá.
O começo do ano dá-te o corso carnavalesco que tem pelo menos 5 dias de duração e que pode ser visto pelas ruas da cidade, no mês de Fevereiro. O Carnaval é uma tradição na nossa terra e sempre a custo zero!
Em Maio, celebra-se o dia da nossa cidade, o 15 de Maio como lhe gostamos de chamar, havendo sempre animação e atividades gratuitas nos dias 14 e 15, sendo que o momento alto é o concerto de dia 14 à noite, concerto esse que, como deves imaginar, tens de pagar … nicles batatoides … para assistires!
Maio das festividades em Caldas da Rainha
Também em Maio realiza-se o Oeste Lusitano, uma feira cuja temática são os cavalos e que tem lugar no Parque D. Carlos I e cujo acesso ao recinto e às atividades tem um preço simbólico de zero euros!
Ainda Maio decorre o Caldas Late Night, um evento dedicados ás mais variadas forma de expressão artística e que conta com a organização dos alunos da ESAD.CR. O evento decorre por toda a cidade ao longo de três dias e como não poderia deixar de ser vai te custar nada mais nada menos que … uma boas horas a andar pela cidade para conseguires ver tudo!
Saltando para o mês de Julho, há mais para experienciar sem “sacares” da carteira.
Arte e Cultura…
Nos anos pares há o SIMPPETRA, um simpósio de escultura em pedra, ou não estivéssemos nós numa cidade das artes. Podes assistir aos artísticas a produzirem os seus trabalhos e ninguém te vai cobrar seja o que for.
Já te cansaste de não pagar nada? É bom que não por que há muito mais … e só vamos a meio do ano!
Durante os meses de Julho e Agosto, percorre as ruas da cidade o Caldas Anima, um festival de animação de rua com música, magia, teatro e oficinas várias cuja finalidade é, já diz o nome, animar o centro da cidade durante o verão. E claro, a pagar … zero!
O mesmo se pode dizer das Festas Praia da Foz do Arelho também nos meses de Julho e Agosto, que animam o verão da nossa praia. Por zero euros tem acesso a música, diversão, boa disposição e a noites bem passadas.
Em Agosto há ainda o tradicional e tão típico 15 de Agosto, que no caso das Caldas é uma feira cujo acesso é … como se costuma dizer … livre! Aqui há de tudo, música, comes e bebes, barracas, carrosséis e tudo aquilo que é típico destes eventos.
Ainda em Agosto há a Expotur, ou como nós lhe chamamos “As tasquinhas”, que dizem é o maior evento turístico e cultural de toda a região no verão. Aqui terás de tudo um pouco e as entradas são como sempre … à borliu!
Outros eventos que vais querer não faltar
Em finais de Outubro e inícios de Novembro há ainda o Caldas nice Jazz que, embora grande parte dos espetáculos seja de facto pago, nomeadamente os concertos de sala no CCC, há ainda programação a acontecer em espaços e praças da cidade cuja assistência não tem de gastar pilim para assistir, bastando aparecer e contemplar.
No Natal há também actividades associadas à respectiva quadra que são à pala, permitindo gastares apenas nas compras de Natal que podes fazer pela cidade.
E para finalizar deixamos-te ainda a dica para estares atento à Festa da Cerâmica que ocorre ao longo do ano em vários espaços e com diversas actividades tendo sempre a cerâmica como elemento central.
Se quiseres mais detalhes sobre estes eventos consulta a agenda da GoCaldas ou o artigo dos Eventos Anuais.
Finalizando, promete-mos que há muito mais, mas temos a certeza que já deves estar de bolsos cheios com tanta borla.
Museus e Galerias
Se a tua predilecção vais mais para a cultura e para a arte, polvilhada com salpicos de história e com pitadas de património no topo do bolo, nas Caldas não faltam oportunidades para tomares contacto com as mais variadas formas de expressão artística e como sempre … à borlix!
Neste espaço vais encontrar todos os museus, ateliers e galerias onde a entrada é sempre gratuita ou aqueles em pontualmente poderá ser gratuita em alguns dias da semana.
Aqui poderás encontrar informações sobre os contactos e horários dos diversos Museus e Equipamentos Culturais das Caldas da Rainha.
O que escolher para visitar
No grupo dos espaços que são gratuitos todos os dias tens o Centro de Artes, composto pelo Espaço Concas, o Museu-Atelier António Duarte, o Museu-Atelier João Fragoso, o Museu Barata Feyo e o Museu Leopoldo de Almeida cuja temática é a obra artística de Concas, António Duarte, João Fragoso, Salvador Barata Feyo e Leopoldo de Almeida respectivamente.
Totalmente à borlix, e ainda no contexto dar artes, há também o Museu Bernardo e a Casa Bernardo embora nestes dois casos a programação não seja de carácter continuado, sendo necessário verificar se há actividades a decorrer.
Por fim, no grupo dos espaços para os quais a entrada é rien, há ainda o Museu do Ciclismo cuja temática se centra na história do Ciclismo caldense e nacional.
Abordando os espaços que, sendo pagos, promovem com regularidade atividades gratuitas, não podemos deixar de referir o Museu José Malhoa, dedicado à arte contemporânea nacional, o Museu de Cerâmica dedicado à história da cerâmica caldense e o Museu do Hospital e das Caldas cuja finalidade é apresentar conteúdos sobre a história da nossa cidade.
Ao primeiro domingo de cada mês, tanto o Museu José Malhoa como o Museu de Cerâmica são à borlix. As crianças até aos 14 anos têm entrada livre em todos os Museus. Todos estes três espaços museológicos têm em comum o facto de por vezes receberem exposições e actividades gratuitas fora do âmbito das temáticas que representam.Por último há ainda o Centro Cultural e de Congressos que promove com regularidade exposições gratuitas bastando estar atento à temática das mesmas.
Gang da Malha
Como dissemos no início há muito para fazer à pala na nossa cidade, bastando para isso escolheres o que mais te agrada.
Se gostas de malha existe nas Caldas o Gang da Malha, cujo principal objetivo, nas palavras do próprio Gang é “passarmos uns serões fora de casa, longe da tv, em torno duma actividade criativa, num grupo simpático e divertido”. Queres melhor?
Para além disso acrescentam que os serões podem ajudar a “acrescentarmos umas peças ao guarda-roupa, descobrirmos uma vocação, começarmos um projeto criativo próprio ou com alguém, criarmos e fortalecermos redes e colaborações”.
Para saberes onde e quando o Gang da Malha se reúne nas Caldas da Rainha visita a página do grupo no Facebook!
Trata-se de mais uma atividade que podes realizar em solo caldenses e sempre sem gastares um cêntimo!
Não fazemos nem mais 1…Km
Se o desporto é mais o que procuras, há também formas de o praticares sem gastares um tusto!
É precisamente isso que fazem os participantes do Grupo de Corrida “Não Fazemos Nem Mais 1…Km” que te conduz pelas ruas da cidade, seja a correr ou a caminhar, independentemente das condições climatéricas …que no oeste por vezes são traiçoeiras!
Não é necessária inscrição, basta aparecer e não se esqueçam de levar água, iluminação e muita energia!
Encontra mais informação sobre as próximas iniciativas na página do grupo no Facebook.