Aperitivos para a Alma em Caldas da Rainha

Caldas da Rainha, a cidade que é perita em Aperitivos para a Alma “Era uma vez, uma rainha muito muito bondosa que andava a passear algures ao pé de Óbidos e descobriu umas águas que curavam as maleitas de quem por ali se banhava…” este foi o começo da cidade das Caldas da Rainha e […]
Aperitivos para a Alma Caldas da Rainha
Aperitivos para a Alma – Mercado CRIA, Caldas da Rainha

Caldas da Rainha, a cidade que é perita em Aperitivos para a Alma

“Era uma vez, uma rainha muito muito bondosa que andava a passear algures ao pé de Óbidos e descobriu umas águas que curavam as maleitas de quem por ali se banhava…” este foi o começo da cidade das Caldas da Rainha e o princípio de um legado conectado aos Aperitivos para a Alma.

A partir daí foi sempre a crescer: hospital termal, igreja, ermidas, oleiros e muito mais tarde os primeiros cafés que serviam autênticos manjares aos aquistas que procuravam os banhos das termas das Caldas.

Sim, tudo isto é uma apresentação a alguns dos espaços das Caldas da Rainha que se especializaram na produção de doçaria típica como as Cavacas ou Beijinhos das Caldas, as Trouxas ou bolos secos como os Lagartos – os perfeitos aperitivos para a alma!

Hoje em dia, com as novas tendências, o cake design é uma moda que quer pegar, e já encontras na nossa cidade uma oferta interessante, exemplo são os cupcakes. Vem até cá e traz a gula contigo.

Apertivos para a alma Caldas da Rainha
Apertivos para a Alma – Cake Design

Café Central

Supõe-se ser um dos cafés mais antigos das Caldas da Rainha, por ter começado a funcionar no século XVIII, apesar de ter sido na década de 1930 que se tornou um dos locais de referência da cidade.

No regime da ditadura, era conotado pela polícia política como local de conspiração da oposição e esteve sempre ligado a uma certa “elite pensante”, que organizava tertúlias e discussões no local.

Ao chegares ao café Central tem atenção à sua vitrina principal, pois as iguarias são imensas e diversas. Desde a doçaria tradicional à doçaria contemporânea é um breve passo no olhar. Entre crepes quentes a fumegar com recheios diversos ou um gelado caseiro a escolha já sabemos que não é fácil.

Não comas tudo de uma vez só pois queremos que voltes!

Aperitivos para a Alma, Cavacas das Caldas, Gocaldas, o teu Guia Turístico Local
Aperitivos para a Alma

Pastelaria Machado

A Pastelaria Machado é emblemática para a cidade, não só pelo facto da sua antiguidade, não só pela sua pastelaria ímpar mas também pelo facto arquitectónico e estético.

O edifício onde se encontra está revestido de azulejos projectados e realizados por Manuel Gustavo Bordallo Pinheiro, filho do grande mestre Rafael Bordalo Pinheiro, é uma obra prima de grande valia para o património da cidade.

Mas estamos a falar de doces, é sobre isso que agora nos vais ver a escrever. A pastelaria Machado é conhecida nas Caldas da Rainha pela sua… pastelaria!

De confecção própria – Desde os bolos de aniversário aos troncos de natal, dos folares de páscoa às cavacas, passando pelos beijinhos e acabando numa pastelaria diversa e apelativa ao nosso paladar, este é um estabelecimento onde tens de parar e experimentar o que de melhor ela tem.

Aperitivos para a Alma, Pastelaria Machado, Gocaldas, o teu Guia Turístico Local
Aperitivos para a Alma – Pastelaria Machado

Mercearia Pena

A Mercearia Pena é uma referência do Comércio Tradicional em pleno centro da cidade, desde 1909. São muitos os produtos tradicionais que por lá podemos encontrar e que nos transportam aos sabores e cheiros de outrora.

Na Mercearia Pena a qualidade e autenticidade são garantidas, exemplo disso é o Café d’Avó, um lote centenário da casa, que mistura chicória com café, sendo este um dos produtos mais vendidos da Mercearia. Quem já provou, percebe porquê.

Quem ainda não provou, depois de ler isto seguramente não o deixará de fazer. Ainda sobre o café, a Mercearia conta ainda com mais três lotes puros, ou seja apenas café sem mistura, satisfazendo assim o gosto de todos os clientes.

Um segredo que não passa despercebido

E sendo o Café d’Avó um dos produtos que mais fama dá à Casa, até já deu origem a novos produtos que só se podem encontrar na Mercearia Pena – as Bolachas de Café d’Avó e o Licor de Café d’Avó. Tanto um como outro estão à altura da deliciosa mistura que lhes deu origem, de tão bons que são.

E para acompanhar o café, nada melhor que uns tradicionais e saborosos bolos secos. Tamanha é a oferta de bolos secos da Mercearia Pena, mas se tivéssemos que eleger um vencedor seriam sem dúvida os Lagartos, com um sabor e textura únicas, que parecem ter sido inventados para acompanhar o Café d’Avó. Estes estão no top ao que toca aos Aperitivos para a Alma que pretendemos destacar…

São muitos mais os produtos que fazem merecer uma visita à Mercearia Pena – os enchidos, os queijos, o bacalhau, os frutos secos vendidos a granel, e tantos outros que garantem o selo de qualidade da Mercearia Pena.

Mas a verdade é que por muito que tentássemos descrever os cheiros e sabores, nunca conseguiríamos fazê-lo como os clientes da Mercearia Pena o merecem.

É impossível, até porque sendo os sentidos tão pessoais, vividos por cada um à sua maneira, o melhor é mesmo deixarmo-nos de conversas e ir até à Mercearia Pena para ver e sentir do que estamos a falar…

Aperitivos para a Alma, Gocaldas, o teu Guia Turístico Local
Aperitivos para a Alma – Beijinhos das Caldas

Encontra Aqui

Segue-nos