Site icon Caldas da Rainha – Tours, Restaurantes e Hotéis | GoCaldas.com

Lagoa de Óbidos

Lagoa de Óbidos, um paraíso à beira mar, Caldas da Rainha, GoCaldas o Guia Oficial da cidade
Lagoa de Óbidos, um paraíso à beira mar, Caldas da Rainha, GoCaldas o Guia Oficial da cidade

Lagoa de Óbidos, um paraíso à beira mar

A Lagoa de Óbidos é um dos “corações” do concelho de Caldas da Rainha. Esta é considerada como o sistema lagunar mais extenso da costa portuguesa. De água salgada, a lagoa é um santuário para várias espécies assim como para os amantes de desporto.

Com uma área total de 6,9 km2 (aproximadamente) e uma profundidade média de 2 metros a lagoa estende-se por dois canais, o Braço do Barrosa por este e o Braço do Bom Sucesso a oeste. Para os que gostam de caminhadas informamos que a mesma tem um comprimento de 6 km com uma largura que pode oscilar entre 1 e 1,5 km, permitindo assim longos passeios com grandes vistas.

A beleza natural faz da Lagoa de Óbidos um destino de excelência para todos aqueles que procuram qualidade para realizarem as suas férias ou apenas uma pequena fuga.

O que fazer

Com uma área extensa são várias as actividades que poderás desenvolver na Lagoa de Óbidos. Umas ligadas ao desporto, onde os desportos náuticos são Reis, mas  existem outras formas de lazer, como o Birdwatching, caminhadas, corridas ou bicicleta.

O que fazer, Caldas da Rainha, GoCaldas o Guia Oficial da cidade

Birdwatching

A observação de aves é uma actividade cada vez mais procurada por aqueles que gostam da vida animal. Com alguns pontos de observação espalhados pela lagoa torna-se mais fácil chegar ao encontro das aves que procuram este fantástico espelho de água como refúgio.

Os especialistas dizem que a melhor época para a observação de aves por aqui é o Outono / Inverno, pois algumas delas são aves migratórias.

Como fazer a visita?

São várias as formas de como podemos fazer a observação, uma delas é seguir em direção à localidade do Vau (concelho de Óbidos), e depois descemos a encosta até ao à braço sul da lagoa. Depois, a pé seguimos por uma estrada de terra batida à direita que percorre a orla da lagoa. Aqui podem observar-se o: mergulhão-pequeno, o corvo-marinho-de-faces-brancas e a garça-real. Durante o mês de Setembro este é um bom local para observar o maçarico-galego.

Na zona Oeste da Lagoa de Óbidos no lado do Bom Sucesso podemos fazer a observação de gaivotas, especialmente a gaivota-d’asa-escura e a gaivota-argêntea.

Se seguirmos em direcçao à localidade de Arelho, o percurso é feito a pé a partir da pista de aviação. Aqui no Inverno podemos observar o abibe e a garça-real. Se estivermos atentos podemos observar alguns passeriformes, como a laverca, a petinha-dos-prados e a fuinha-dos-juncos, ou então junto aos arbustos a observação de pequenos bandos de bicos-de-lacre, verdilhões e pintassilgos.

Se formos até à foz do Rio Real, (situada no final da pista) chegamos à “casa” de muitas aves aquáticas. A torre de observação permite obter uma boa perspectiva sobre o corvo-marinho-de-faces-brancas, o pato-real e diversas espécies de limícolas, entre as quais o ostraceiro, a tarambola-cinzenta, o maçarico-galego e o fuselo.

Ocasionalmente aparecem aqui pequenos bandos de flamingos. No Inverno, este é um local para observar o mergulhão-de-pescoço-preto e já aqui foram observados os raros ganso-de-faces-pretas e o cisne-mudo.

Se ainda não estiverem satisfeitos podem seguir até à Poça do Vau, onde existe um grande caniçal, que na Primavera é um local onde podemos observar a garça-vermelha, tartaranhão-ruivo-dos-pauis e do rouxinol-grande-dos-caniços.

Damos destaque ainda às espécies raras que já foram avistadas na Lagoa de Óbidos: cisne-mudo, ganso-de-faces-pretas, mergulhão-de-pescoço-castanho, moleiro-de-cauda-comprida, gaivota-de-bico-riscado.

Lagoa de Óbidos, Birdwatching, Caldas da Rainha, GoCaldas o Guia Oficial da cidade

Desporto

Os conhecidos ventos que assolam a nossa região oeste fazem com que a Lagoa de Óbidos seja o local perfeito para a prática de desportos aquáticos, nomeadamente os ligados à vela como o Kitesurf, Windsurf, Vela mas também o Paddleboard, Canoagem ou remo entre outros.

Podes sempre optar por fazer as actividades sozinho ou então procurares a ajuda de um profissional na Escola de Vela da Lagoa de Óbidos, que se encontra aberta grande parte do ano.

Se preferires outras variantes podes escolher fazer uma caminhada ou andar de bicicleta dado que existe uma ciclovia que percorre grande parte da Lagoa de Óbidos.

Desporto, Caldas da Rainha, GoCaldas o Guia Oficial da cidade

Onde e o que comer

 

Entre o peixe fresco como o robalo, o linguado, a solha, o rodovalho, a dourada, a tainha, as enguias e ainda o marisco como a amêijoa, o berbigão, o mexilhão, o camarão, e o caranguejo verde, entre outros são muitas as hipóteses que podes escolher e assim teres uma refeição repleta de sabores.

Para comeres podes sempre procurar o centro da vila onde existem alguns restaurantes ou então se preferires a vista para a Lagoa de Óbidos ou do mar, a Avenida do Mar possui a oferta necessária para suprir esse teu buraco no estômago.

 

Onde e o que comer, Caldas da Rainha, GoCaldas o Guia Oficial da cidade

Onde dormir

 

A Foz do Arelho e o Nadadouro, localidades onde se encontra a Lagoa de Óbidos dispõem cada vez mais de uma oferta alargada no que à hotelaria se refere. São já algumas unidades hoteleiras, como Guest Houses, Hostels e outras que constam na plataforma AirBnB.

Damos conta ainda de um parque de campismo que fica fora do centro da vila de Foz do Arelho (saída em direção a Caldas da Rainha) e um parque de apoio às caravanas junto à Lagoa de Óbidos.

 

Onde dormir, Caldas da Rainha, GoCaldas o Guia Oficial da cidade

Economia e Tradições associadas à Lagoa de Óbidos

 

No que diz respeito à economia podemos escrever que a pesca e a apanha de moluscos constituem as principais actividades desenvolvidas na Lagoa de Óbidos.

É tradição a apanha de moluscos bivalves existindo nesta zona comunidades de mariscadores. Sendo também normal por vezes vermos pessoas a apanharem os bivaldes, verdadeiros petiscos para um final de tarde fantástico.

Economia e Tradições associadas à Lagoa de Óbidos, Caldas da Rainha, GoCaldas o Guia Oficial da cidade

Bateiras, os barcos ondulantes da lagoa

 

A Bateira é o barco típico utilizado quer pelos pescadores, quer pelos mariscadores, na Lagoa de Óbidos.

Estes barcos são caracterizados por serem embarcações de convés aberto como podem ver pelas fotografias tirada pela nossa colaboradora Lina Cruz AKA @Photocracy.

Antigamente as Bateiras eram muito utilizadas para a apanha de limo e hoje em dia já é normal ver estes barcos equipados com motor.

Bateiras, os barcos ondulantes da lagoa, Caldas da Rainha, GoCaldas o Guia Oficial da cidade

Outros locais a visitar perto da Lagoa de Óbidos

Sendo a Lagoa de Óbidos um lugar único, não seria justo finalizar o artigo sem falarmos em outros locais perto que merecem a nossa maior atenção.

Falamos pois nos Passadiços da Foz do Arelho, uma estrutura em madeira da autoria da arquitecta paisagística Nádia Schilling. Este caminho assente nas arribas sobre o oceano Atlântico são um verdadeiro deslumbre e proporcionam grandes finais de tarde.

Para quem gosta de caminhar esta é provavelmente uma das melhores opções em Caldas da Rainha para o fazerem.

Para além dos Passadiços aconselhamos claro, a praia da Foz do Arelho, óptima para banhos de sol, como para desportos como o surf ou o body board.

Exit mobile version