Igreja Nossa Senhora do Pópulo como e quando visitar
Classificada como Monumento Nacional desde 1911, a Igreja Nossa Senhora do Pópulo é uma das mais emblemáticas atracções de Caldas da Rainha.
Construída inicialmente como capela privada do Hospital Termal foi elevada a Igreja Matriz, devido ao rápido crescimento da localidade.
Da autoria do Mestre Mateus Fernandes, um dos responsáveis pelas Capelas Imperfeitas do Mosteiro da Batalha, a igreja data do inicio do século XVI e tem a particularidade da capela-mor ter sido erguida sobre uma das nascentes termais.
De pequenas dimensões, a Igreja de Nossa Senhora do Pópulo revela-se enorme pela conjugação de estilos que abarca, sendo referenciada como um dos primeiros edifícios onde se pode encontrar indícios do estilo Manuelino e pela riqueza de pormenores que, quer no interior quer no exterior, são merecedores de uma atenta visita.
Para melhor se perceber o legado da cidade das artes e da cultura, em 1504 a Igreja de Nossa Senhora do Pópulo foi palco de uma das mais emblemáticas obras de um dos grandes nomes da literatura portuguesa, o Auto de São Martinho de Gil Vicente, de quem a Rainha Dona Leonor, grande impulsionadora das artes e da cultura, era mecenas.
Não podes deixar de conhecer um exemplar único da arquitectura religiosa nacional.
Entradas / Preços
As entradas para a Igreja Nossa Senhora do Pópulo são gratuitas (Sempre que encerrada, o Museu do Hospital e das Caldas assegura a visita)
Contactos
Agora já sabes! Para poderes visitar a igreja e se a mesma estiver encerrada, deverás dirigir-te ao museu, aqui ficam os contactos para o caso de precisares de mais alguma informação:
- Telefone: 351 262 830 300
- E-mail: mushospcaldas@sapo.pt
Horários:
Estes são todos os horários em que é possível visitar o espaço:
- Terça a Sábado e Feriados: 10h00 às 12h30 e das 14H00 às 17h00
- Domingos: 9h00 às 12H00
- Encerra Segunda-Feira
Localização da Capela de São Sebastião
A igreja está situada na Rua Rodrigo Berquó, junto ao Museu do Hospital e das Caldas. Se precisares de estacionar o carro, procura o parque de estacionamento da “Parada” lado a lado com o Parque D. Carlos I ou do Centro Cultural e Congressos onde a primeira hora é gratuita.