Site icon Caldas da Rainha – Tours, Restaurantes e Hotéis | GoCaldas.com

Tudo sobre a Foz do Arelho

Visitar Caldas da Rainha, Praia da Foz do Arelho e o Gronho, Gocaldas, o Teu Guia Turístico LocalVisitar Caldas da Rainha, Praia da Foz do Arelho e o Gronho, Gocaldas, o Teu Guia Turístico Local

Visitar Caldas da Rainha, Foz do Arelho, Gocaldas, o Teu Guia Turístico Local

Bem vindos à Foz do Arelho!

Index

  • Foz do Arelho o guia para não te perderes
  • A História da Vila (e como tudo começou)
  • Personagens Históricas da Foz do Arelho
  • O que fazer em Foz do Arelho
  • O centro da Foz do Arelho
  • Foz do Arelho e os seus Restaurantes
  • Hotéis em Foz do Arelho
  • A Praia e o seu areal dourado
  • A Lagoa de Óbidos
  • Observação de Aves (birdwatching) na Lagoa de Óbidos
  • Os melhores sítios para pescar na Foz do Arelho
  • Desporto e Lazer em Foz do Arelho
  • Surf e Bodyboard nas ondas da Foz do Arelho
  • Arribas da Foz do Arelho e os seus Passadiços
  • Penedo Furado
  • Temperatura na vila da Foz do Arelho
  • Parque de Autocaravanas
  • Como chegar
  • Outras informações sobre a Foz do Arelho
  • Outros Locais a Visitar em Foz do Arelho
  • Tours que podes fazer
  • Outros Locais a visitar no Oeste
  • Fotografias de Foz do Arelho
Praia da Foz do Arelho

Foz do Arelho o guia para não te perderes

A vila da Foz do Arelho, pertencente ao concelho das Caldas da Rainha, fica a dez curtos minutos da cidade.

É hoje uma das praias mais concorridas do Oeste, sendo local de romarias de inúmeros amantes da época balnear.

Mas não só, a praia encerra a possibilidade de realizares um leque alargado de actividades que podem ser feitas a só, a dois, com amigos ou família.

Destacamos o cheiro da maresia, as cores do oceano atlântico ou do areal da praia, mas também os finais de tarde na esplanada a assistir o por do sol.

A História da vila de Foz do Arelho (e como tudo começou)

Não se pode desconectar a história da vila com a Lagoa de Óbidos, pois foi esse o ponto de partida.

A Foz do Arelho tem nas suas origens uma comunidade piscatória que sobrevivia do que as calmas águas forneciam.

No entanto, as terras ao longo da Lagoa de Óbidos eram usadas para a agricultura, adubadas com os limos apanhados. Destas terras chegam relatos do ano de 1580, onde a “Quinta de Nossa Senhora de Guadalupe” ganha espaço na história pela sua importância no “aluguer” das suas terras para agricultura, e ao que parece foi a partir daqui que o lugar cresceu.

O lugar começou a ganhar destaque na segunda metade do século XIX, numa altura em que as praias começaram a estar nas prioridades balneares dos turistas portugueses, nomeadamente dos lisboetas.

Com maior afluência ao lugar da Foz do Arelho, haveria de se afirmar rapidamente como local de passagem de alguns dos mais importantes nomes da sociedade portuguesa, que frequentando as termas das Caldas da Rainha, iam muitas em vezes em passeio até a esta localidade.

De entre os mais digníssimos visitantes estiveram o rei D. Carlos I, grande apreciador da gastronomia elaborado com pescados da Lagoa (dizem que pescava com uma espingarda!), ou o empresário Francisco Almeida Grandela, o senhor dos bem conhecidos Armazéns Grandela de Lisboa, e que inclusivamente ponderou abriu uma sucursal dos referidos armazéns nas Caldas.

O antigo lugar fez parte da freguesia da Serra do Bouro até 1919, e foi já no ano de 2009 que subiu à condição de Vila.

Personagens históricas da Foz do Arelho

A paixão de Grandela pela Foz do Arelho foi de tal maneira arrebatadora que não só voltou cá com frequência, como decidiu mesmo construir uma casa de férias, o antigo Palacete Grandela, cuja vista sobre a vila e a Lagoa é absolutamente fabulosa e imperdível.

Hoje em dia o Palacete Grandela é explorado turisticamente pelo INATEL.

Mas Grandela fez muito mais pela localidade do que simplesmente construir uma casa de Férias.

Juntamente com o Visconde de Almeida Araújo, foram os grandes mecenas responsáveis pelo desenvolvimento inicial das infraestruturas mais elementares e importantes para o crescimento da Foz do Arelho.

Hoje em dia a vila da Foz do Arelho é o passeio por excelência dos caldenses, local onde todos “vão dar uma volta” e destino preferencial em todas as estações, cada uma das quais com especial encanto.

Para além da inevitável praia, outra das principais atrações da Foz do Arelho é a noite, altura do dia em que a vila se transforma num dos principais locais de animação noturna do Oeste.

Sobretudo no verão, com bares e discotecas para todos os gostos, inclusive com algumas festas no areal e que geram grande afluência. Acompanha a agenda da Gocaldas e fica a saber quando esses eventos têm lugar e qual o que mais vai de encontro aos teus interesses.

O que fazer em Foz do Arelho

Há alguns espaços que merecem um destaque pela sua dinâmica noturna.

A Avenida do Mar, o Largo do Arraial e a Avenida Francisco Almeida Grandela são os pontos centrais de oferta noturna da vila e as artérias onde certamente vais encontrar a diversão que procuras.

Merece aqui uma menção espacial o Caravela Café Bar – Taverna, pela constante animação e pela qualidade do serviço, sendo um espaço emblemático da vila.

Se gostas de bom marisco a Foz do Arelho é também o local ideal para marcares presença no Festival de Marisco, um evento de deixar água na boca e que acontece entre o final de Maio e o início de Junho.

Para além disso todos os anos, entre o final de Julho e o início de Agosto, celebram-se as Festa Praia da Foz do Arelho, onde a música é o principal convidado.

Muito mais em Foz do Arelho…

Mas há mais, a Foz do Arelho não é apenas um praia concorrida e uma noite com diversão garantida.

Outro dos grandes trunfos da Foz do Arelho é a sua vizinha Lagoa de Óbidos. Durante muitos anos a Lagoa foi inclusivamente o principal meio de sustento da vila.

Hoje, embora continue a dar o seu contributo para a economia local, destaca-se claramente do ponto de vista natural e é bastante apreciada pela sua beleza paisagística, pelas suas potencialidades para a prática de alguns desportos náuticos entre outras virtudes que vais querer conhecer.

Certamente concordarás que a Foz do Arelho é um local de visita obrigatória e que ficaste desertinho para vir cá visitar-nos!

O centro da Foz do Arelho

Se grande parte da diversão se faz na praia ou na Lagoa de Óbidos, é no centro da vila que encontras grande parte dos serviços.

É ao longo da estrada nacional que corta a vila ao meio que grande parte dos serviços estão concentrados.

Aqui encontras a farmácia, a padaria, os supermercados, o banco e a junta de freguesia. É importante realçar que neste momento só existem duas caixas de multibanco na vila.

É também no centro da vila que fica o largo onde se destaca o coreto e onde fazem as festas tradicionais:

  • Festa da vila (Agosto)
  • Festival do marisco (Junho)

Restaurantes em Foz do Arelho

Sendo esta uma vila portuguesa encostada ao mar atlântico, os Restaurantes na Foz do Arelho têm tendência para oferecer o que há de mais natural por aqui, ou seja peixe fresco e marisco … do bom!

Se és um bom garfo, comer nos restaurantes à beira mar ou da lagoa é um dos extras que acompanha as iguarias que terás no prato!
Belas paisagens que não têm como escapar ao olhar e que são a melhor companhia para uma boa refeição!

O verão pede a esplanada mas o inverno ou o outono pedem mais calma e o tempo mais demorado para podermos absorver esta cultura de beira-mar.

Há ainda a hipótese de uma Experiência ainda mais enriquecedora, para os verdadeiros amantes da cozinha de mar, que é comprar diretamente nos vendedores nas lojinhas perto do antigo cais da Foz do Arelho, os caranguejos cozidos e comer os mesmos com a Lagoa de Óbidos como pano de fundo.

Imperdível e inesquecível!

Hotéis em Foz do Arelho

A vila da Foz do Arelho, que se estende desde a Lagoa de Óbidos até ao areal da praia, oferece-te um leque variado de escolhas que poderás fazer enquanto planeias a tua visita.

Se estiveres a pensar passar a noite por cá, tens apenas de ter em atenção o facto de essa escolha diminuir sempre na época alta (verão), em virtude da maior procura/afluência.

Ainda assim a Foz do Arelho tem Hotéis, Hostels, Surfcamps e unidades de Alojamento Local suficientes para todos os gostos.

Se quiseres podes optar ainda pelo parque de campismo que fica junta à entrada da vila ou então o Hotel Inatel, o tal que fica na antiga casa de férias de Francisco Grandela, e onde tens o grande bónus de poderes usufruir de uma vista esplêndida sobre a Lagoa de Óbidos e da praia!

Ainda assim se não encontrares disponibilidade em nenhum local, tens sempre as Caldas … a viagem é curta … e onde também existe oferta em quantidade e qualidade!

Parceiros GoCaldas em Destaque:

Hostel4

Casa dos Junqueiros

A praia de Foz do Arelho e o seu areal dourado

A Praia é um dos grandes trunfos da Foz do Arelho, sendo  destino de férias de turistas de todo mundo, que procuram nesta praia banhada pelo Atlântico, a convergência entre mar e campo, as belas paisagens e a tranquilidade que caracterizam a região.

Praia de extenso areal e mar vigoroso é local de visita obrigatória, mesmo que a Praia não seja a “tua praia”, a beleza natural do local assim o exige!

Além disso, durante a época balnear, existem variadíssimos eventos que ajudam a fazer da praia um local mais dinâmico e que não esteja limitado apenas ao sol, à areia e ao mar.

Actividades desportivas

Assim, podes contar com um vasto leque de atividades desportivas, algumas inclusivamente com torneios, animações diversas e até com uma Biblioteca de praia, cortesia da Biblioteca das Caldas, caso a “tua praia” seja mais as leituras e assuntos afins.

Por vezes, à noite há também eventos e festas que fazem convergir todo um mar de gente para a praia para se divertir e passar uma noite animada onde a música é o convidado principal.

Terra de mar é também terra de bom peixe, sendo muitos os restaurantes onde se pode apreciar uma das principais iguarias da gastronomia portuguesa, o peixe e o marisco da nossa costa, pleno de sabor…e tudo isto com vista para o mar!

A Praia da Foz do Arelho é por isso o local indicado para passares um bom dia, seja a fazer praia, seja a participar nas diversas atividades que vais poder encontrar e se quiseres ficar para a noite, há muito por onde escolher para comeres e uma oferta diversificada para um serão divertido, só tens de escolher.

A Lagoa de Óbidos

A majestosa Lagoa de Óbidos constitui o mais extenso sistema lagunar do país, habitat privilegiado de uma intensa e diversificada fauna e flora.

Várias aves aquáticas e migratórias podem ser observadas na Lagoa, rica também em pescado e moluscos bivalves, que podem inclusivamente ser adquiridos diretamente aos pescadores, junto ao pequeno cais da Foz do Arelho … mais fresco que isto não vais certamente encontrar.

Na idade média a Lagoa, segundo antigos registos, estendia-se até ao sopé do Castelo da Vila de Óbidos, que lhe empresta o nome e desde essa altura que desempenhou um importante papel comercial.

Sistema ecológico em mutuação ao longo dos séculos, como acontece com toda a Natureza, desde cedo se percebeu a importância da Lagoa de Óbidos para a Região e muitos têm sido os esforços de preservação, para que possa ser usufruída por quem a visita na plenitude do seu esplendor.

Embora conte hoje com uma extensão substancialmente menor de área em relação ao que acontecera há séculos atrás, não deixando ainda assim de impressionar pela sua beleza natural e pelos belíssimos cenários que nela podem ser encontrados.

Pelo sim pelo não, não te esqueças de trazer a tua máquina fotográfica … ou mesmo o smartphone ou o tablet para registares essas maravilhas.

Observação de Aves (birdwatching) na Lagoa de Óbidos

Entre muitas outras coisas que podes (e deves) fazer na Lagoa de Óbidos é a observação de aves, algumas delas espécies raras, sendo que as melhores épocas para o fazer são o Outono e Inverno.

Esta zona húmida natural com cerca de seis quilómetros e extensão e que não ultrapassa um quilómetro de largura é dizem os especialistas o melhor local para observação de aves aquáticas entre a foz do Mondego e o Estuário do Tejo.

Entre muitas espécies que podem ser observadas destacamos:

Aves Aquáticas:

  • Pato Real
  • Mergulhão de Pescoço Preto
  • Água Pesqueira
  • Guarda Rios

Passeriformes

  • Laverca
  • Andorinha das Barreiras
  • Alvéola Amarela
  • Rouxinol Amarelo
  • Fuinha dos Juncos
  • Rouxinol Grande dos Caniços
  • Chapim de Poupa
  • Chapim Carvoeiro
  • Gralha preta

Aves Raras

  • Cisne Mudo
  • Ganso de Faces Pretas
  • Mergulhão de Pescoço Castanho
  • Mouleiro de Cauda Comprida
  • Gaivota de Bico Riscado

Grandes Aves Terrestes

  • Peneireiro Cinzento
  • Tartaranhão Ruivo dos Pauis
  • Peneireiro Vulgar
  • Tarambola Dourada
  • Abibe

Os melhores sítios para pescar na Foz do Arelho

Enquanto para uns a pesca é nada mais nada menos que trabalho, para outros é desporto ou apenas um hobby para relaxar após um dia intenso de trabalho ou durante a pausa de fim-de-semana.

Aqui ficas a conhecer quais os melhores locais para lançares o isco:

#1 Praia

Devido ao seu extenso areal falta de espaço é algo do qual não te poderás queixar. Escolhe o melhor e diverte-te.

#2 “Aberta”

Este é o local onde o mar encontra a lagoa. Esta reentrância marcada por fortes correntes é também um local procurado pelos pescadores locais.

#3 Praia (vertente lagoa)

Conhecida por “lagoa” a parte da praia que não se encontra virada para o mar, oferece de Verão o local ideal para os miúdos irem a mergulhos, mas também um local para poderes lançar o teu isco.

#4 Porto Velho

Hoje em dia pelo facto da estrutura do porto não estar em condições de segurança encontra-se encerrado. No entanto, são muitos os pescadores que procuram esta zona para poderem fazer a sua pescaria.

 

Desporto e Lazer em Foz do Arelho

Foz do Arelho oferece a quem a visita inúmeras atividades desportivas ao longo de todo o ano, ocupações que têm em comum a água, seja na Praia seja na Lagoa.

Aqui podes fazer desde vela, ao windsurf, à canoagem, ao remo, ao kitesurf, ao jetski, ao ski náutico ou até mesmo o stand up paddleboard ou o surf, sendo tudo uma questão de gosto, escolha … ou de jeito!

Se não sabes por onde começar, sugerimos-te algumas da nossas experiências fantásticas, onde encontras o que de melhor há para te oferecer nesta área.

Nesse particular o melhor de todos os exemplos é a Escola de Vela da Lagoa, que se afirmou ao longo dos últimos 20 anos como um espaço ideal para relaxar e deixar para trás as preocupações do dia-a-dia.

É também local ideal para poderes aprender e praticar muitas das já mencionadas atividades náuticas e ainda contas com o acompanhamento dos melhores profissionais da área. Promete!

Surf e Bodyboard nas ondas da Foz do Arelho

Se o Surf é mais a tua onda, então a Surfoz Surfschool é o indicado para ti, pois a Foz do Arelho é a “sala de aula” por excelência desta modalidade, onde encontras as condições ideais para a praticar, quer sejas um principiante quer para já estejas num nível Pro.

Para os amantes da Pesca, a aberta da Foz do Arelho, onde as águas da Lagoa se unem às do Atlântico, está referenciada como um dos melhores pesqueiros de Portugal.

Espécies como robalo, o linguado, a solha, o rodovalho, a dourada, a choupa, a tainha, e ainda outras espécies como a amêijoa, o berbigão, o mexilhão, o camarão, o polvo, a enguia, e o caranguejo verde, são o garante de que te poderás banquetear à grande se o dia de pesca correr bem.

E depois de todas estas atividades náuticas, nada como relaxar com um belo passeio pelas fantásticas vistas que tanto a Lagoa como a Foz te proporcionam.

Em ambos os casos podes contas com diversos percursos pedestres que mais uma vez primam pela variedade, ou então com a ida até um dos bares, cafés e restaurantes, petiscar qualquer coisa para enganar a fome.

Arribas da Foz do Arelho e os seus Passadiços

A vila da Foz do Arelho conta com outra atracão no que diz respeito a locais para um passeio ou para atividades físicas.

O cenário são as arribas da Foz do Arelho e a paisagem é nada menos que o Atlântico em todo o seu esplendor, esteja ele mais bravo ou mais flat.

Se o São Pedro nos trouxer um dia limpo e de calor, além da beleza natural do local poder ser contemplada com toda a clareza, a visibilidade permitirá que consigas visualizar, ao longe, na linha do horizonte, o Arquipélago das Berlengas, e se o detalhe for uma das tuas paixões, poderás inclusivamente ver o Farol do Duque de Bragança, no topo da ilha.

Voltando às arribas, a vegetação em tornos dos percursos criados pelos passadiços de madeira, permite um contacto próximo com a biodiversidade, mas com a segurança e o conforto que até agora não era possível.

As Falésias

Para além disso a proximidade das falésias, confere ao local uma autenticidade que não poderás encontrar em mais lado nenhum, e que podes contemplar em segurança, algo que também não era possível até à colocação dos passadiços em madeira.

Aproveita para passear pelos cerca de 800 metros de percursos, onde a natureza é a companhia e o Atlântico o pano de fundo.

Este é ainda um palco privilegiado para assistires ao por-do-sol na companhia de quem mais gostas e registares o momento para a posteridade.

Penedo Furado

Esta formação rochosa, que pode ser encontrada na estrada que “rasga” a paisagem da Lagoa de Óbidos para a freguesia do Nadadouro, é peculiar na sua forma em “arco”, e chegou a este modo devido à erosão do vento e da chuva. Hoje em dia, o elemento natural está protegido pois encontra-se em perigo de queda.

O tempo na Foz do Arelho

A Foz do Arelho apresenta-se com um clima quente e temperado ao longo do ano.

A temperatura média para a vila é de 15,6, atingindo o seu máximo em Agosto com 19,7.

Diz que o mês mais seco é o de Julho, enquanto o mais chuvoso é de Novembro.

Parque de Autocaravanas

A vila da Foz do Arelho oferece-te a oportunidade ímpar de poderes pernoitar com uma vista única sobre a Lagoa de Óbidos.

Com preços a partir dos 7 euros com electricidade (verificar com a junta de freguesia se os preços estão actualizados) encontrarás um local ideal para descansar.

A partir do parque de Autocaravanas é possível fazer caminhadas junto à Lagoa de Óbidos (pois tem percursos delimitados). Para além disso poderás andar de bicicleta, fazer observação de aves.

Para além disso na Primavera e Verão é possível fazer a travessia da Lagoa de Óbidos de barco.

Como chegar à vila de Foz do Arelho

Com a Auto-Estrada A8 muito próxima (5 minutos), a mesma que liga Lisboa a Leiria, facilita a visita à vila.

Após saírem da A8, podem escolher duas formas para chegar à Foz do Arelho e à praia, a estrada antiga EN360 (saída Foz do Arelho A8) ou pela via mais moderna (saída Zona Industrial).

Outras informações a reter sobre a Foz do Arelho

  • Bandeira Azul
  • Praia vigiada
  • Casas de Banho com duche
  • Parque de estacionamento
  • Bares com esplanada
  • Restaurantes com esplanada
  • Aluguer de toldos
  • Temperatura média da agua no verão (ºC) : 17-18 ºC

Outros Locais a Visitar em Foz do Arelho

Já tens muito por escolher se visitares a vila da Foz do Arelho, no entanto, aqui ficam mais alguns pontos que vais querer conhecer:

#1 Porto velho

Em frente às instalações do INATEL fica o velho porto da vila da Foz do Arelho.

Agora há espera de melhores dias (fechado ao público), este porto já viveu momentos de alegria.

Antes era local de embarque e desembarque, de pescadores, e local de mergulho das pessoas que escolhiam este lado da lagoa para as suas sessões balneares.

Hoje ficam as recordações e a vista harmoniosa para as calmas águas da Lagoa de Óbidos.

#2 Miradouro da Serra do Bouro

Na antiga estrada “Atlântica” que liga a Foz do Arelho a São Martinho do Porto reside uma das melhores vistas sobre o oceano Atlântico.

Aqui podes estacionar o carro e teres um momento de plena descontracção.

#3 O Cemitério dos Ingleses

Sabias que perto da Foz do Arelho existe um “Cemitério dos Ingleses”?

Sim, decorria o ano de 1892 quando o veleiro inglês “SS Roumania” se afundou nestas águas.

Conta a história que de 113 pessoas só 9 conseguiram se salvar. Muitos dos que não conseguiram sobreviver à tragédia estão hoje sepultados no cemitério da Serra do Bouro.

#4 Museu etnográfico Dr. Jaime Umbelino

Inaugurada em 2019 este espaço contempla um museu etnográfico sobre a vila de Foz do Arelho, um museu de pesca, uma sala de exposições, a casa do artista, uma adega e para além disso terás a oportunidade de desfrutar do seu jardim.

Dicas sobre a Foz do Arelho

Depois de tudo isto, ainda existem algumas experiências que tens que fazer para que a tua passagem pela vila seja única e completa!

Segue estes nossos passos e não te irás arrepender.

#1 Ver o pôr-do-sol no Inatel

Sobe ao hotel INATEL no fim da tarde, mesmo antes do sol se pôr para lá do horizonte.

Escolhe uma mesa na esplanada e disfruta da vida, simples.

Acompanha o momento com uma bebida, seja um chocolate quente em tempos mais frios ou de uma cerveja gelada em pleno Verão e vais ver que não te arrependes.

#2 Comer Marisco à beira mar

Aproveita o passeio para poderes provar o que de melhor o mar e a lagoa de Óbidos te metem na mesa!

Agora que já é difícil encontrar os vendedores ao pé do antigo cais velho a venderem marisco vivo, aproveita para descansar numa esplanada e pede uma dose de berbigão ou amêijoa.

Acompanha com um copo de cerveja fresca ou vinho verde.

#3 Passear de barco na Lagoa de Óbidos

Pode não ser fácil, mas uma experiência que deverás realizar (as melhores épocas para o fazer são a Primavera e o Verão) na vila da Foz do Arelho é um passeio de barco nas águas calmas da lagoa e assim desfrutares de uma paisagem deslumbrante.

As viagens podem ser adquiridas junto às barracas perto do cais velho!

Tours que podes fazer

Se quiseres explorar as localidades de Caldas da Rainha, Óbidos, Nazaré, Peniche ou Alcobaça já podes reservar uma tour connosco!

Entre a Rota Bordaliana, Caldas Histórica, o Assalto ao Castelo em Óbidos passando pela nossa tour pelo Oeste quer percorre as localidades em cima descritas as hipóteses são imensas.

Isto sem esquecer as ondas gigantes da Nazaré, vens?

Rota Bordaliana

XPress Tour em Óbidos

Caldas Histórica Tour

Oeste Tour

Caminhadas e Percursos de bicicleta por Foz do Arelho

Se existe algo que a vila da Foz do Arelho te oferece são as variadíssimas hipóteses de passares o teu tempo a fazer algo de diferente.

Nesta categoria estão as caminhadas e os percursos de bicicleta que tens disponível ao longo da lagoa de Óbidos ou nas arribas que vão desde a praia a Salir do Porto.

Sem trilhos marcados podes simplesmente partir à aventura, mas com tudo o cuidado possível, pois se caminhar ao longo da Lagoa de Óbidos é tranquilo, nas arribas todas as precauções são necessárias.

As vistas são tudo aqui e podem variar de acordo com o tempo que se faz sentir no momento. Desde o sol ao nevoeiro tudo são factores que podem influenciar a paisagem local.

Se os meses de Verão são os mais concorridos devido à praia, os restantes meses do ano são mais tranquilos e deixam-nos usufruir deste conjunto que é Lagoa de Óbidos e o areal.

Do cais velho à Escola de Vela

A partir do cais velho (frente ao INATEL) podes partir num passeio pelas margens da lagoa até à Escola de Vela.

Durante este percurso podes ver as bateiras (barcos usados pelos pescadores) de cores variadas ou os mariscadores a apanharem berbigão ou ameijoas.

Após a Escola de Vela o percurso continua o que te deixa três opções: continuar o percurso (no final da subida após a Escola de Vela a vista sobe a lagoa é soberba), parares no café da escola e beber algo a usufruir da maresia ou então voltar para trás.

Percorrer a marginal

Longe vai o tempo que a marginal ainda era um caminho de terra batida, agora com a sua calçada que vai desde a lagoa até ao mar proporcionar um passeio ou uma corrida.

Aqui tens sempre a possibilidade almoçar ou jantar nos bares espalhados com simpáticas esplanadas onde o por do sol é sempre uma mais valia.

Passadiços

Com menos de um quilómetro estes passadiços proporcionam vistas únicas sobre o oceano atlântico, a costa e as suas areias douradas, e quando o tempo permite um vislumbre sobre o arquipélago das Berlengas.

Arribas

Para quem gosta de se desafiar talvez esta seja a parte mais interessante, as arribas que vão desde os passadiços até Salir do Porto tem veredas e caminhos únicos.

Aqui deverás ter mais atenção e cuidado pois não existem percursos pedestres assinalados, então toda a atenção é precisa.

Entre as arribas da Foz do Arelho e Salir do Porto existe ainda possibilidade de descobrires trilhos de dinossauros!

Fauna e Flora

Este passeio pode ser feito a pé  ou de bicicleta entre as margens da lagoa que dividem os concelhos de Caldas da Rainha e Óbidos.

No entanto, em algumas alturas do ano algumas partes sejam difíceis de fazer devido ao facto de estarem inacessíveis por os trilhos terem desaparecido ou devido a intempéries ou devido à maré estar alta.

Se partires da Foz do Arelho até ao fim da outra margem no lado de Óbidos e de acordo com o trilho que escolheres o percurso deverá ter à volta de 35 a 50 quilómetros de extensão (contando com a volta).

Durante o percurso existem duas torres de observação que permitem que possas ver as aves que escolhem esta lagoa para sua casa ou apenas de passagem no caso das migratórias.

Não esquecer uma vez mais que as melhores horas para a observação de aves são as primeiras do dia, e as melhores épocas o Outono ou Inverno.

Aproveita sempre para levares água, binóculos e máquina fotográfica para aproveitares todos os momentos.

Outros Locais a visitar no Oeste

Na verdade o Oeste possui um conjunto de locais fantásticos que merecem a tua visita. Em baixo destacamos as cidades de Peniche e Alcobaça e as vilas da Nazaré ou Óbidos.

Todas estas localidades misturam várias componentes que podem facilitar as tuas escolhas: História, Património, Gastronomia, Cultura e Natureza.

Por isso a seguir a conheceres tudo sobre a Foz do Arelho agarra nas tuas coisas e parte à descoberta!

A Charmosa vila de Óbidos

Vila da Nazaré

Os encantos de Alcobaça

Peniche e as suas Tradições

Tours e Experiências

Fotografias da Foz do Arelho

Exit mobile version