De 8 a 31 de Agosto
Centro Cultural e de Congressos – Galeria
Este ano de 2015, a Associação de Aguarelistas Bascos celebra o seu 70º aniversário.
A associação acredita que o evento deve ser usado tanto como um ponto de viragem, como uma oportunidade para considerar o futuro da técnica da água-cor.
Constituída durante uma assembleia realizada a 09 de Maio de 1945 e que durante esse ano e o seguinte (1946), organizou as duas primeiras exposições Nacionais de Aquarelas. A associação foi oficialmente fundada a 20 de Outubro de 1953, quando foram estabelecidos os seus estatutos. O primeiro presidente, Juan Aróstegui Barbier, ocupou o cargo até sua morte.
O mote para o evento:
Os objectivos do grupo, tal como previsto nos seus estatutos, são:
- Para unir os desejos de todos os amantes da pintura e aquarelas.
- Para consolidar água-cor como uma técnica pictórica específica.
- Para acolher iniciativas e projectos que irão divulgar e promover a técnica.
Para atingir esses objectivos, realiza uma série de actividades:
- Organizar exposições nacionais e internacionais, com o propósito de manter pelo menos um evento colectivo, participando como convidados em outras exposições em Espanha e no estrangeiro.
- Proporcionar formação a interessados em aquarelas, especialmente os jovens, organizando workshops com renomados aguarelistas internacionais, em diversas áreas de trabalho e demonstrações para o público em geral.
- Publicação da técnica através de quaisquer atividades apropriadas; simpósios internacionais, reuniões, conferências, palestras, papers, a criação de uma biblioteca de texto / vídeo, publicação de material educativo e similares.
- Estabelecer contacto com outros grupos semelhantes a nível nacional e internacional.
Quando tudo começou…
Desde 2001 a Associação de Aquarelistas Bascos é membro da Confederação Europeia das Sociedades da aguarela.
Promove a criação de um Museu Internacional da Água-cor em Bilbao. Um projeto no qual trabalha activamente para criar um Arquivo Histórico Digital Aguarelistas Bascos.
Na área social, o grupo trabalha com organizações sociais (entre elas a Entremanos e o Centro Rafael María), participa em eventos públicos na área de influência e também fornece suporte para a exposição e trabalho educativo da Fundação “Ataxia de Friedreich de en Movimiento”. Está envolvido no Art District Bilbao, uma iniciativa em conjunto com: a câmara Municipal de Bilbao, o Governo Municipal de Bizkaia, as galerias de arte, o Museu Guggenheim, o Museu de Belas Artes, a Sala Rekalde, o Museu Marítimo e lojas do grupo Ensanche da região.
Preço:
Gratuito